Re: [obm-l] trigonometria-ajuda

On Mon, Apr 18, 2005 at 09:41:42AM -0300, Ronaldo Luiz Alonso wrote:
> Como se encontra o valor numérico de cos80°?
>
>       Essa é uma boa pergunta.   80 =  60 + 20.
>        cos e sen de 60 você sabe.
>       O problema é achar cos e sin de 20.
>       Para isso você tem que aplicar a fórmula do arco triplo.
>        E aí você tem uma equação do 3 grau.
>
>  Não é uma boa saída tentar resolver a bendita!
>
>             A menos
>         que você use fórmulas para raízes cúbicas de números complexos,
> pois na fórmula deste tipo de equação cúbica o valor que aparece na
> raiz quadrada é *negativo* (a equação tem uma única solução real) e
> duas complexas conjugadas).

> [...]

Não consegui ler nem adivinhar nada da formula acima, o que é uma pena
pois eu tenho muito interesse em saber o que ela dizia. Pelo que sei,
não existem formulas para c = cos(20 graus) ou s = sen(20 graus)
significativamente melhores do que

c = (cbrt((1 + sqrt(-3))/2) + cbrt((1 - sqrt(-3))/2))/2
s = (cbrt((1 + sqrt(-3))/2) - cbrt((1 - sqrt(-3))/2))/2i

(onde sqrt significa raiz quadrada e cbrt significa raiz cúbica).
Estas formulas são fáceis de demonstrar e entender. Afinal

(1 +- sqrt(-3))/2 = cos(60 graus) +- i sen(60 graus)

donde

cbrt(1 +- sqrt(-3))/2 = cos(20 graus) +- i sen(20 graus)

Por outro lado, elas são em certo sentido tautologicas e inúteis.
Sei também que não é possível reescrever as expressões acima
usando apenas raízes quadradas e cúbicas reais, isto é um problema de
teoria de Galois e o Gugu já escreveu um artigo sobre isto.

[]s, N.