Re: [obm-l] Elemento Nilpotente

Title: Re: [obm-l] Elemento Nilpotente
Oi, pessoal:

O Gugu apontou um problema na demonstracao abaixo.

Quando eu olho pro conjunto S dos ideais J que nao contem nehuma potencia de x, nada impede que o unico elemento de S seja o ideal (0).
Isso implica que P = elemento maximal de S = (0).

O problema eh que, no fim, eu concluo que P eh um ideal primo.

Se o anel for um dominio, tudo bem, pois o ideal (0) eh um ideal primo de um dominio e a demonstracao fica perfeita.
No entanto, se o anel tiver divisores de zero, (0) nao serah um ideal primo.

Assim, acho que preciso mudar a demonstracao: ao inves de concluir que P eh um ideal primo, eu tenho que concluir que "P = (0) ou P eh um ideal primo".

Com isso, mesmo tomando a e b tais que ab = 0, eu chego em:
x^(m+n) pertence a (ab) + P, que serah igual a (0) se P = (0).
Isso tambem eh uma contradicao, pois x eh nao-nilpotente por hipotese e a demonstracao fica salva (acho eu!)

***

De qualquer forma, gostaria de ter uma demonstracao separada de que, no caso de um anel com divisores de zero, algum dos J eh necessariamente nao trivial ou seja, se x for nao-nilpotente, existe algum ideal nao nulo (nao necessariamente primo) que nao contem nenhuma potencia de x.

Alguem tem alguma ideia?

Por exemplo, em Z_n (n composto), os ideais primos sao da forma ([p]), onde p eh um dos fatores primos de n.
Se n for livre de quadrados, entao Z_n nao terah elementos nilpotentes.
Caso contrario, pondo n = p1^a1*p2^a2*...*pr^ar, com algum dos ai >= 2, os elementos nilpotentes de Z_n serao os [m], tais que m eh um divisor proprio de n que seja divisivel por p1*p2*...*pr.
Como os ideais primos de Z_n sao ([p1]), ([p2]), ..., ([pr]), eh facil ver que a interseccao deles eh justamente o conjunto (de fato, o ideal) dos nilpotentes de Z_n e, portanto, que:
x nao eh nilpotente <==> algum pi nao divide x <==> x nao pertence a ([pi]).

[]s,
Claudio.