Re: [obm-l] [100% OFF TOPIC] Computacao Algebrica

>Por acaso alguem conhece um livro, site, artigo, ou qq outra coisa
>sobre computação algebrica e simbolica? Preciso de material teorico
>(sobre implementacao de algoritmos para solucao de problemas
>matematicos - em especial na algebra linear e geometria algebrica ou
>sistemas dinamicos) e nao de tutoriais sobre maple ou coisas do tipo..

   Bem... Apesar do assunto ser *totalmente* off-topic
vou tentar ajudar:  Não sei exatamente o que você quer...

Supondo 1)  Você quer métodos para elaborar
um programa que dada uma equação
algébrica   forneça a fórmula fechada e analítica para a solução (É isso
que eu entendo como computação simbólica).
     Neste caso  você terá que estudar livros de Inteligência artificial
como o da Elaine Rich -  Inteligência artificial - Segunda Edição - Mac-Graw
Hill
além de ter que aprender a implementar os algoritmos (Prolog, LISP ou C).

 Se você entender de Matlab então poderá dar uma olhada no Symbolic Toolkit
que tem todos os .m que fazem exatamente isso.  Acho que é uma dica que
poupa um
bocado de tempo.  Mas você terá que evidentemente saber a linguagem que
o Matlab usa.

Supondo 2) Você quer estudar linguagens formais, autômatos máquinas
de Turing.  Neste caso recomendo:
   Hopcroft and Ulman - Formal Languages and their relations to automata -
Addison
Wesley Pub. Co.

Supondo 3) Você quer estudar sistemas dinâmicos via dinâmica topológica
usando
a teoria da dinâmica simbólica (que tem relação com a teoria dos autômatos
finitos).
    Recomendo o livro Symbolic Dynamics and Coding - Douglas Lind and Brian
Marcus
- Cambridge University press além da referência da suposição 2.

Supondo 4) Nenhuma das anteriores.  Me contacte off-list.

[]s e boa sorte.