[obm-l] Re: [obm-l] ângulo de triângulo

>Ola pessoal do grupo
>poderiam me ajudar com essa questão
>ABC é um triângulo isósceles cujo ângulo do vértice B = 20º; P e Q são pontos >respectivamente dos lados iguais BC e AB tais que o ângulo CÂP = 50º e o ângulo ACQ= >60º  . Calcular o ângulo APQ
>Obrigado

   Esse é um problema clássico de geometria plana que já deve ter aparecido
várias vezes na lista.  De fato ele me foi proposto aos 14 anos.  O que eu fiz foi
A partir  do vértice do ângulo de 50 traçar uma reta
formando um outro ângulo (60) de
tal modo a produzir vários triângulos isósceles internos.

        Mas não consegui resolver o problema inteiro !!!.
  Depois  vi que a solução usava (!!!) esse truque e vi soluções bem mais
sofisticadas na revista do professor de matemática daquela época (faz tempo......).

    Vou te adiantar que a primeira coisa que fiz foi medir o ângulo com o transferidor:
Ele valia 30 graus.  Mas e então???   Como chegar neste valor???
     Vou deixar alguém da lista dar um link para a solução.  Mas antes tente resolver
usando a dica acima (Vale a pena).

[]s   Ronaldo L. Alonso