[obm-l] Re: [obm-l] Podem me ajudar com números complexos?

oi Sonia,
Bem-vinda a lista. Pelo que voce colocou, e principalmente
da forma que voce colocou, parece que voce entende mais de numeros
do que eu. De qualquer forma, vou colocar a minha opiniao de
tudo isto. Nao sei se vai ajudar. Se nao entender ou se cansar
antes de chegar ao fim, use a opcao "delete esta mensagem".

Voce colocou a "historia" dos numeros. Surgindo dos inteiros,
acrescentando-se os negativos,
indo para os racionais, enpandindo-se para os reais
(incorporando-se os irracionais) e finalmente expandido-se
para os complexos. Na sua historia, voce usa o termo "criar" para
incorporar uma nova classe de numeros. "Criaram-se os racionais...
Criaram-se os irracionais ... criaram-se os complexos" etc.
A historia esta' otima, esta' muito bem contada, mas eu acho
melhor voce trocar o "criar" por "passaram a considerar tambem",
pois "criar" um tipo de numero fica meio forte demais.
Eu diria o seguinte: os numeros já existiam, o fato de nós
(ou nossos antepassados) nao terem algum sentido físico para eles
nao sginifica que eles nao existiam.

O fato da America nao ter sido descoberta ainda há mil anos significa
que ela já nao existia, ou que ela foi criada por Colombo.
Assim, quando os antigos mediam areas e para isto usavam apenas numeros
positivos, isto nao signfica que os numeros negativos já nao
existiam. Eles (negativos) sempre existiram, apenas nao
tinhamos interpretacao fisica/pratica. Hoje em dia, olhamos
no nosso saldo bancario no fim do mes e lá estao os numeros
negativos e todos (e nao so' os matematicos) lidam com eles de
forma bem natural. E so' por causa disto nós atualmente dizemos
que os numeros negativos "existem".

Ou seja, a coisa passa a ser uma questao de linguagem e nao
de matematica. Atualmente (sempre foi assim) a gente
diz que o numero existe se nos temos uma interpretacao fisica
para ele:
-> numero negativo existe pois se te devo uma uva, eu escrevo -1
-> numero fracionario existe pois se divido uma pizza por tres
pessoas, cada uma recebe 1/3
-> numero irracional existe, pois a diagonal de um quadrado de lado
unitário tem comprimento (a diagonal) raiz(2)

É desse jeito que uma pessoa tradicionalmente pensa.
E por isto diz-se que os numeros complexos nao existem:
"como nao temos nenhuma explicacao pratica para eles
entao eles nao existem".

Porem, um(a) matematico(a) nao precisa desta ideia de
"existir" para poder trabalhar com o numero, para poder
manipular o numero, para poder fazer coisas com o numero
que so' Deus imagina! Assim, para o matematico, se o conceito
esta' bem definido (matematicamente falando e nao necessariamente
para uma pessoa comum), pode-se "usar" a vontade.
E o numero complexo, seguindo uma serie de propriedades e operacoes
esta' muito bem definido. De fato, voce cita a engenharia eletrica.
Eu acho que esta é a área que mais usa os números complexos
na prática. Usa tanto que deu um outro nome para a "raiz(-1) = j"

Hoje em dia olhamos aqueles povos antigos que nao sabiam
lidar com numeros negativos, ou fracionarios, ou irracionais e
sentimos pena deles, pensando baixinho: "pobres ignorantes,
nao entendiam de numeros direito!" Dentro de 2000 anos,
outros estarao pensando a mesma coisa da gente so' porque
nao conseguimos "explicar" direito o que é numero complexo.
Enquanto isto nao ocorre, os matematicos já perceberam
que dá para usar mesmo sem ter um sentido físico/pratico deles!

E e' isto que os matematicos fazem. Podemos chamar disto de abstracao
ou imaginacao. E a matematica evoluiu (e continua
cada vez mais evoluindo) neste sentido.
Mantenha o interesse que daqui a pouco voce estara'
trabalhando com numeros complexos sem ter nenhum preconceito
contra eles.

Abraco,
sergio