Re: [obm-l] Re: [obm-l] Podem me ajudar com números complexos?

  Oi amigos.

  Que delicia de lista esta, com gente como a Sonia e
o Sergio, desta feita, e muitos outros nos seus
devidos tempos.
  Nao resisto a vontade de "meter o meu bedelho"...
  Como vc. mesmo diz, Sergio, nao se trata bem da
existencia dos numeros complexos (alias o busilis
reside nos imaginarios),pois eles existem: se existe o
numero -1 e exite a raiz quadrada, trata-se de
interpretar esta raiz que nao e definida no conjunto
dos numeros reais.
  A interpretacao geometrica e a mais natural,  saindo
da reta que define os reais para a perpendicular  que
define os imaginarios. Naturalmente, caimos no R2,
dominio dos complexos, e aih foi a interpretacao
geometrica.
  Poderiamos pensar numa forma de "algebrizar" as
operacoes com vetores, talves dai o interesse nas
Engenharias (Eletrica e outras).
  Vc. mesmo propoe isso, quando pergunta se "o
misterioso i nao seria o par (1,0)", e na minha
opiniao eh isto mesmo (so que acho que eh (0,1))!
Qualquer dia, quando for oportuno, eu conto a historia
do spin ( na Fisica Teorica, ou Fisica Matematica)
para quem nao conhece, pois acho que muitos daqui
poderiam conta-la melhor.

  Abracos
   Wilner

 --- Sergio Lima Netto <sergioln@lps.ufrj.br>
escreveu:

> oi Sonia,
> Bem-vinda a lista. Pelo que voce colocou, e
> principalmente
> da forma que voce colocou, parece que voce entende
> mais de numeros
> do que eu. De qualquer forma, vou colocar a minha
> opiniao de
> tudo isto. Nao sei se vai ajudar. Se nao entender ou
> se cansar
> antes de chegar ao fim, use a opcao "delete esta
> mensagem".
>
> Voce colocou a "historia" dos numeros. Surgindo dos
> inteiros,
> [...]
=== message truncated ===

http://br.download.yahoo.com/messenger/