[obm-l] Re:[obm-l] Podem me ajudar com números complexos?

Oi, Soninha:

Antes de mais nada, seja bem-vinda à lista. É um lugar muito bom pra quem adora matemática (que também é o meu caso, apesar de eu não ser lá muito normal, mas acho que não é por causa da matemática...). Enfim, nos últimos dois anos, desde que me inscrevi, aprendi aqui muitas coisas interessantes e conheci (virtualmente e pessoalmente) várias pessoas legais, algumas bem menos normais do que eu. Mas, afinal, o que é uma pessoa normal?

Sobre o que você disse no começo da sua mensagem, tenho alguns comentários:
1) Não existe limite de idade na lista (nem pra cima nem pra baixo) e nunca vi ninguém reclamar por causa da idade de algum participante. No mais, o público-alvo da lista é gente que está em idade de participar das olimpíadas de matemática, ou seja, adolescentes e universitários. Pra voce ter uma idéia, existe olimpíada de matemática até pra alunos de 5a. série, portanto mais jovens do que você (*).
Dê uma olhada no site http://www.obm.org.br .

(*) se alguém tem 14 anos e ainda está na 5a. série, então este alguém provavelmente não terá muita chance numa olimpíada de matemática...

2) O nome correto do professor é Carlos Gustavo Tamm de Araújo Moreira, mas quase todos (e certamente todos os matemáticos) o chamam de Gugu.

3) No mesmo parágrafo em que o Nicolau e o Gugu são mencionados, dizer que eu sei muita matemática é, no mínimo, uma piada. Pra você ter uma idéia, sem levar em conta a diferença de talento (senão é covardia), os dois são matemáticos profissionais, professores, têm doutorado, e já publicaram diversos trabalhos de pesquisa, enquanto eu sou um amador e pratico matemática como passatempo (mais ou menos da mesma forma que outras pessoas fazem palavras cruzadas, colecionam selos ou jogam xadrez). É mais ou menos como a diferença entre um jogador de pelada de fim de semana (eu) e o Ronaldinho Gaúcho. Dê uma olhada nas páginas pessoais dos dois pra ter uma idéia:
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/
http://w3.impa.br/~gugu/
Por outro lado, se você achar uma página minha, por favor me avise!

Sobre números complexos, eu recomendo que você comece com um livro a nível de ensino médio, tal como o volume apropriado da coleção Fundamentos da Matemática Elementar (o autor chama-se Gelson Iezzi, se não me engano) ou então, melhor ainda, o vol. 3 da trilogia "A Matemática do Ensino Médio", publicado pela SBM.

Quem te recomendou o livro do Rudin (que se é o que estou pensando, é um livro de análise matemática) devia estar de brincadeira. É um livro que a maioria dos estudantes iniciando na matemática universitária acha muito difícil. Obviamente, você pode pertencer à minoria privilegiada. Nesse caso, vá em frente.

No mais, dê uma olhada nas Eurekas (veja o site acima). São a melhor fonte que eu conheço de problemas e resultados matemáticos a nível médio e em português.

Tudo de bom e até a próxima.

[]s,
Claudio.