Sent: Saturday, April 30, 2005 4:04 AM
Subject: Re: [obm-l] Problema de trigonometria

Oi Éder como você consegui decorar todas essas fórmulas?
Tem algum truque?   Tipo daqueles que usamos
para deocorar a tabela periódica?
 O pessoal da lista quer saber ! :)

sena+senb= 2sen[(a+b) / 2] cos[(a-b)/ 2]
sena-senb=  2sen[(a-b)/2]cos[(a+b)/2]
cosa+cosb= 2cos[(a+b)/2]cos[(a-b)/2]
cosa-cosb= -2sen[(a+b)/2]sen[(a-b)/2]

Sei que dá para deduzí-las das outras, mas é trabalhoso.
Para decorar  sen(a+b) e sen(a-b) eu usei um "poeminha":

"Minha tera tem palmeiras onde canta o sabiá
  seno a cosseno b seno b cosseno a
 o sinal que vai aqui é o mesmo que vai lá
 Pro cosseno é diferente senão não vai acertar!"

Sei que é idiota, mas às vezes ajuda.
[]s   Ronaldo L. Alonso