Re: [obm-l] Problema de trigonometria(e algumas rimas mnemonicas meio idiotas ... )

Nao e la muito util decorar seis formulas quando duas
delas dao conta do recado. Mas ja que voce quer
rechear sua memoria com isso para economizar os
punhos...

Bem, eu conheco uma que diz assim: O seno e um cara
bom e o cosseno e um cara mau.
Veja so as razoes que nos fazem acreditar nisso:

dos cossenos.

O seno mantem o sinal e se mistora com o cosseno:
sen(a+b)=sen a cos b+sen b cos a

O cosseno troca o sinal e ainda por coma faz
panelinha:
sen(a+b)=cos a cos b - sen a sen b

Ele esta sempre tentanmdo se intrometer no meio dos
senos:
sena+senb= 2sen[(a+b) / 2] cos[(a-b)/ 2]

Mas nao deixa de fazer panelinha:
cos a+cos b= 2cos[(a+b) / 2] cos[(a-b)/ 2]

--- Ronaldo Luiz Alonso