Re: [obm-l] questão de analise dificil

Title: Re: [obm-l] questão de analise dificil
Acho que nao eh por falta de interesse que as pessoas nao estao respondendo.
Deve ser porque o problema eh dificil mesmo.

Uma ideia eh, ao inves de olhar para os dominos, olhe para os pares de numeros identicos em sequencia.
Por exemplo, uma dada sequencia de dominos pode ser:
...[2,3][3,6][6,0][0,1][1,3][3,4][4,5][5,3][3,0]...
A sequencia correspondente de pares de numeros identicos eh:
...(2,2)(3,3)(6,6)(0,0)(1,1)(3,3)(4,4)(5,5)(3,3)(0,0)...

Assim, ao inves de calcular o numero de sequencias de 21 dominos voce poderia olhar para o numero de sequencias de 21 numeros do conjunto A = {0,1,2,3,4,5,6} tais que:
1) elas comecam e terminam com o mesmo numero;
2) cada numero aparece exatamente 3 vezes;
3) dois numeros quaisquer (distintos) de A aparecem exatamente uma vez como vizinhos.

Essas condicoes devem ser redundantes, mas nao faz mal.

Talvez seja mais facil desse jeito...

[]s,
Claudio.