Re: [obm-l] Olimpiadas Matematicas Universitarias(duvidas)

--- Daniel Madeira Araujo
<perguntamatematica@yahoo.com.br> escreveu:

> Olá Caros colegas da lista,
>
>       Desculpem a insitência sobre esse assunto, mas
> preciso de ajuda.Tenho vontade de participar da
> olimpiadas universitarias da OBM. Porém tenho
> algumas dúvidas. Se alguém ou o prof. Nicolau
> Saldanha puder ajudar, ficarei muito grato. As
> dúvidas são:
> a) Os assuntos da olimpiadas universitarias são
> assuntos do nível fundamental, médio ou
> universitário ? No caso de serem assuntos de nível
> universitário, que assuntos são esses ?

---Como o nome ja diz, a olimpada e universitaria. Mas
como olimpiada e olimpiada e vice-versa, as questoes
sao sobre os mais variados estilos de assunto (nada
impede de aparecer quiestoes de combinatoria de nivel
3, por exemplo.
Pelo que eu ja vi, nao e cobrado nada alem do que um
estudante universitario nao possa saber (ou correr
atras de saber...). Mas nao posso dar muita certeza.

> b) Como posso me preparar par fazer essas provas ?

--- Como para qualquer prova:estudando!

> c) Existe algum modelo de provas universitárias que
> posso obter pela internet ou algum livro ?

--- Tem as provas da IMC (Competicao Internacional de
Matematica Universitaria). O site e:
http://www.imc-math.org/
Sao provas um pouco mais faceis que a da OBM
universitaria, mas da para treinar bem por elas...
Livros na Internet, eu ja ouvi falar apenas...
Uma boa referencia em links e:
http://www.opm.mat.br/links/

> d) Que livros são indicados para mim estudar para
> fazer as olimpiadas ?

--- Nao sei...

> e) Quanto tempo devo estudar(horas,dias,meses) ,em
> média, para fazer essas provas ?

--- Isto depende de seu tempo livre e disposicao.
Eu mesmo, acredito que levaria meses para acompanhar a
Universitaria (ate porque a Ibero,a OBM nivel 3 e a
IMO sao mais divertidas :-) ).
Mas estude para elas por diversao. Os resultados sao
mais recompensantes.

> Desde já agradeço a atenção dispensada.

--- Nao tem de que...

Yahoo! Mail, cada vez melhor: agora com 1GB de espaço grátis! http://mail.yahoo.com.br