Re: [obm-l] Oswald de Souza (off)

Ola Denisson e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

E verdade. A história registra diversos exemplos de bons Matematicos que nao
tiveram uma formacao oficial em Matematica. Um exemplo obvio foi o Fermat,
que era legalmente um Juiz ( ou Advogado ) e que so cultivava a Matematica
nas horas vagas.

E existem muitos outros exemplos, nao obstante o crescimento da Matematica
vem tornando cada vez mais dificil alguem contribuir para o progresso desta
Ciencia sem uma boa formacao estritamente Matematica previa.

O que e certo e que "bom Matematico" e um conceito relativo, muito
influenciado pelos modismos de uma epoca. Galois nao foi considerado um
Grande Matematico enquanto foi vivo, um evidente absurdo ! So a Historia,
que toma distancia do momento e dos condicionantes e proconceitos locais e
temporais, pode dizer, com correcao, quem e ou nao e "Bom em Matematica" :
com justica e com rigor, SO E BOM EM MATEMATICA AQUELE QUE A HISTORIA ASSIM
O RECONHECER.

E, em cada seculo, esta "Coruja de Minerva", parece destacar, se muito, 2
duzias de pessoas as quais podemos atribuir com justica e correcao o titulo
de "Bom Matematico".

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita
4,1851,220605

>From: Denisson <denissoncs@gmail.com>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: [obm-l] Oswald de Souza (off)
>Date: Wed, 22 Jun 2005 16:34:17 -0300
>
>Bom pessoal, uma pesquisa rápida no google me retornou o seguinte endereço:
>http://www.tveldorado.com.br/ext/diariodopassado/20031028/000322243.htm
>em um dos trechos o jornalista diz: "O matemático [Oswald de Souza] que
>nunca se formou em Matemática, mas que ganhou fama ao projetar o número de
>ganhadores da Loteria Esportiva no programa "Fantástico", "....
> [...]

Chegou o que faltava: MSN Acesso Grátis. Instale Já!
http://www.msn.com.br/discador