[obm-l] Re: [obm-l] [obm-l] Questão da FUVEST de Progressões

Questão da Fuvest:

Seja um PG (x/q , x, xq)
x/q + x + xq = 26 (i)

onde q é a razão da PG

mas, na questão diz q: PA (x/q , 2x , 3xq)

Em uma PA, o termo intermediário, é a média aritmética dos outros dois
equidistantes, então:

2x = (x/q + 3xq)/2
4x = x/q + 3xq

multiplicando tudo por q/x, temos:

4q = 1 + 3q^2
3q^2 - 4q +1 = 0

há 2 possíveis valores para q ( q = 1 ou q = 1/3)

aplicando q = 1 em (i), teremos x = 26/3 => não inteiro

aplicando q = 1/3 em (i), teremos x = 6 => Inteiro

portanto a PG ficará:

PG ( 18, 3 , 2), razão = 1/3

Letra "C"

João Vitor Goes Pinheiro - Eng Mecânica UFC
Fortaleza - CE
Um Abraço