[obm-l] RES: [obm-l] ESTRATÉGIA VENCEDORA!

> Dois jogadores colocam alternadamente moedas sobre uma mesa redonda, sem
> sobrepor as moedas. O jogador que não puder colocar uma moeda perde. Quem
> tem a estratégia vencedora?

Se você for o primeiro jogador, acho que existe uma estratégia:

Comece colocando a primeira moeda no centro da mesa.
Agora fixe uma linha imaginária que divida a mesa em dois pedaços iguais
(uma linha passando pelo centro da mesa redonda).

A partir daí, para cada jogada que o adversário fizer, jogue na posição
simétrica àquela que o adversário jogou (em relação a sua linha imaginária).
Acho que se o adversário encontrou algum espaço para colocar uma moeda numa
das metades, então vc também encontrará na outra.

Caso ele coloque a moeda por cima da linha imaginária, acho que vc precisa
traçar uma segunda linha, perpendicular à linha original e também passando
pelo centro da mesa, e usar essa segunda para fazer a simetria desse caso.

[]'s
David