[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

[obm-l] A LINGUAGEM DA CIÊNCIA!



Turma! Como campeão de artigos off's, me sinto na obrigação de defender esse 
casamento da Matemática com a Física. Elas são guias para o pensamento, 
mostrando as conexões entre os conceitos sobre a natureza. O método 
matemático e a experimentação levaram a ciência a um enorme sucesso. Eis 
abaixo uma oportunidade ímpar dos matemáticos participarem deste sucesso 
conjugal.

Assim como uma xícara de chá quente perde calor mais rapidamente do que uma 
xícara de chá morno, seria, então, correto dizer que a xícara de chá quente 
esfriará até a temperatura ambiente antes da outra.

Uma barcaça de rio, carregada com cascalho, aproxima-se de uma ponte baixa, 
sob a qual não pode passar. Dever-se-ia remover ou adicionar cascalho à 
barcaça?

No vácuo, uma moeda e uma pena caem igualmente, lado a lado. Seria correto 
dizer que iguais forças da gravidade atuam sobre a moeda e a pena quando 
estão no vácuo?

Que equipe ganhará um cabo-de-guerra: aquela que puxa mais fortemente a 
corda ou aquela que empurra mais fortemente contra o solo?

Quando um iôiô desce rolando até o fim do barbante, ele inverte sua rotação 
quando sobe de volta? Explique.

A propósito, por que o gelo muito frio fica "grudento"?

_________________________________________________________________
MSN Messenger: converse online com seus amigos .  
http://messenger.msn.com.br

=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================