[obm-l] DESÍGNIOS DIVINOS!

Irmãos! A contagem do número de resultados em jogos de azar é uma prática
multissecular. Não é somente o jogo que estava em causa; os resultados eram
também considerados como indicação dos desígnios divinos. Foi há cerca de
1000 anos que um bispo do que é hoje a Bélgica determinou que há 56 maneiras
distintas em que três dados podem cair, desde que estejamos interessados
apenas no resultado global e não nos resultados individuais dos dados. Ele
atribuía uma virtude a cada uma dessas possibilidades e cada pecador devia
concentrar-se por algum tempo na virtude que correspondia à sua jogada dos
dados. Ache o número de maneiras como três dados podem apresentar o mesmo
número de pontos. Ache o número de maneiras como dois dos três dados podem
apresentar o mesmo número de pontos, enquanto o terceiro dado apresenta um
número diferente. Ache o número de maneiras como os três dados podem
apresentar três resultados diferentes. Com auxílio das partes anteriores,
verifique o cálculo do bispo de que há 56 possibilidades.

Num jogo de moedas, cada um de nós vai escolher cara ou coroa,
independentemente e secretamente. Eu lhe pagaria $30 se obtiver coroas e
você caras. Eu lhe pagarei $10 se obtiver caras e você coroas. Finalmente,
para torná-lo justo, você me paga $20 se ambos obtivermos a mesma coisa,
isto é, caras ou coroas. Você quer jogar? Por que?

Boa Fé!

MSN Messenger: converse online com seus amigos .
http://messenger.msn.com.br