[obm-l] provas do IME - versao 7

Caros colegas da lista,
Disponibilizei no site
http://www.lps.ufrj.br/~sergioln/ime/
a nova versao (7) das provas do IME.
Nesta versao inclui enunciado de uma prova
militar 94/95 e acrescentei minhas solucoes
para as provas de geometria de 79/80 a 90/91.

A versao atual esta´ para acrobat 5.0, tem cerca
de 2 MBytes e 210 paginas.
A minha visualizacao no windows esta´ meio
fora de foco, mas no Linux nao tive este problema.
Alem do mais, imprimi algumas paginas no windows e
a impressao ficou perfeita. Vou tentar consertar isto
depois no trabalho. Se alguem puder me dar alguma realimentaao
agradeco.

A versao atual foi feita com muito carinho. Dediquei praticamente
todo o tempo livre que tinha nos ultimos 3 meses.
Ao contrario das provas de algebra solucionadas anteriormente,
eu nunca tinha resolvido as provas de geometria. Com isto,
o trabalho foi muito intenso, pois tive que resolver
a questao, inserir no latex (preparando a figura, que na
maioria das vezes dava mais trabalho que inserir a solucao)
e por fim diagramar tudo para ficar mais ou menos
organizado.

Quase todas as solucoes inseridas foram obtidas por mim.
Sem querer parecer pretencioso, isto  e´ mais para
ressaltar que as solucoes nao sao otimizadas,
nao sao as mais elegantes, nao sao as mais simples,
e talvez ate´ mesmo (infelizmente) podem nem estar certas d:(
De modo geral, pela minha base geometrica ser mediana,
alguem que se der o trabalho de seguir alguma solucao
vai logo concluir que tenho uma tendencia a algebrizar
o problema. Isto leva a situacoes pateticas para uma
geometra puro. Mas ja´ foi um esforco muito grande
achar (qualquer) solucao; se eu tivesse que achar
a solucao mais elegante eu sinceramente nao terminaria nunca.
Espero (peco) que todos tentem entender isto.

Para ser franco, eu tenho acesso ao gabarito de 5 provas
de geometria. Mesmo assim eu nao usei o gabarito para
resolver as provas. Achava que seria mais honesto obter
a solucao eu mesmo. Em geral, as solucoes dos gabaritos
sao muito hermeticas e precisam de algum pulo-do-=gato.
Em duas situacoes eu coloquei a solucao
do gabairto por nao encontrar qualquer solucao eu mesmo.
Dei credito aos profs do COl. Princesa Isabel no inicio
do material em ambos os casos. Tenho feito sempre
assim, com creditos aqueles que sempre me ajudaram.

Acho que agora vou precisar dar uma parada para colocar o resto
do trabalho em dia (trabalho este que descuidei um pouco
para preparar a presente versao).
Em breve teremos um novo vestibular do IME e nao sei quando
poderei atualizar o trabalho atual.

A versao 8 (que so´ deve sair em 2006) deve incluir:
i) a prova com solucao de 2005/2006
ii) novos enunciados das provas militares da decada de 90
(vou tentar recontactar o Caio S. Guimaraes)
iii) solucoes das provas militares que eu conseguir
iv) correcoes e complementacao da versao atual
v) divisao do material por decadas para tornar mais facil
sua atualizacao, sua manutecao, seu download etc.

Abraco para todos e desculpem a mensagem longa.
sergio

PS como sempre minha maior prioridade e´ complementar
o material. Quem tiver provas que nao estao no material,
por favor, entre em contato comigo pelo email direto
sergioln@lps.ufrj.br