Re: [obm-l] Probabilidade

Eu também só comecei a me convencer sinceramente quando vi esse argumento. Mas
ainda precisei de um pouco de reflexão, tentando entender o que eu não tinha
entendido no caso original. O que sempre me incomodou foi o fato de ouvir
argumentos baseados em probabilidade condicional. Ok, se houver dependência,
prob condicional altera o espaço de probabilidade do problema (não
necessariamente o espaço amostral ou a sigma-álgebra, pode ser apenas a medida
de probabilidade), mas o evento correspondente à abertura das portas pelo
apresentador não é aleatório!!! Portanto, acredito que qualquer argumento
baseado em prob condicional esteja fundamentalmente equivocado. O que ocorre é
uma redução do espaço amostral (agora, sim!) devido a um evento puramente
determinístico, que é a abertura das portas. Não há incerteza nesse evento (por
parte do apresentador, é claro). Simplesmente, prob(carro estar nas outras
portas, fora a escolhida inicialmente) = prob(carro estar na única porta que o
apresentador não abriu, fora a escolhida inicialmente).

Nesse sentido, esse problema é fundamentalmente diferente daquele problema
clássico das duas urnas, uma com duas moedas de ouro, a outra com uma moeda de
ouro e uma de prata, em que se pergunta a prob da segunda moeda de uma urna
escolhida ao acaso ser de ouro dado que a primeira moeda dela retirada foi de
ouro. Alguém discorda?

Leo

PS: Ah, a solução do problema das moedas nas urnas? É fácil, mas iluminadora
para quem não o conhece. Bom trabalho!