RES: [obm-l] PENSANDO COMO UM ECONOMISTA!

Jorge

Numa lista de matemática acho que vc devia pegar exercícios de economia mais
sofisticados matematicamente. Seus enunciados são muito incompletos e sem
significado. Por exemplo, a respeito das quotas e das tarifas: vc pegunta
qual é a melhor pro conumidor. Vc me responde com definições. E  não sei de
onde tirou que imposto e quota necessariamente diminui o bem-estar do
consumidor. Lembre-se de externalidades, só pra começar. Quanto ao exercício
da gasolina reparo que vc faz uso da expressão "seria de se esperar" e tenta
provar seu ponto com um exemplo. Quem disse que é de se esperar?! Porque
esse exemplo?! Um contradizendo seu exemplo faria tanto significado quanto
esse.

Não que esses exercícios não tenham importância. Mas acho que se quiser
discutir economia numa lista de matemática, deve-se fazer melhor. Até em
respeito aos outros.

Não sei se vc conhece, mas recomendo o livro de microeconomia do mas-colell.
É um livro de economia rigoroso matematicamente. Esse é só um exemplo.
Existem vários no nível de pós graduação ( onde finalmente estuda-se
economia rigorosamente, em alguns centros). Postando um exercício de livros
como esse que te falei, acho que matemáticos podem se interessar  ( ninguém
mais respondeu essa mensagem de economia)

Abraço

Zé