[obm-l] Economia na lista obm-l

Um dos problemas mais interessantes de economia (ou, mais precisamente, de finanças) e que é 100% "on-topic" (na minha opinião) é o da avaliação de uma opção de compra. Eu acho "on-topic" porque, entre outras coisas, o IMPA oferece um curso de mestrado em métodos matemáticos para finanças, que trata principalmente da avaliação de derivativos (dos quais as opções são um exemplo importante)

A versão mais básica do problema é ilustrada pelo seguinte exemplo:

Hoje, você compra por $100 um bilhete de uma loteria que, daqui a um ano, vai pagar R$200 com probabilidade p ou R$50 com probabilidade 1-p.
Supondo que você pode aplicar ou tomar emprestado reais a 20% ao ano, quanto você pagaria hoje pelo direito (mas não a obrigação) de comprar um dado bilhete, 1 minuto após o sorteio (mas antes do pagamento do prêmio), por R$150 ?

Isso significa que se o bilhete pagar R$200, o seu lucro terá sido de R$50. Caso contrário, seu lucro terá sido zero (você não terá prejuízo, pois tem o direito mas não a obrigação de adquirir o bilhete e, naturalmente, não vai comprar por R$150 um bilhete que só vale R$50).

A pergunta interessante é: a resposta depende de p?

Dica: suponha que você pode comprar frações de bilhete.

Em geral, se o bilhete vale hoje S e, daqui a um ano, vai valer H com probabilidade p e L com probabilidade 1-p, e se você aplica ou toma emprestado reais a uma taxa de juros de i, quanto você paga pelo direito de adquirir um bilhete, logo após o sorteio, pelo preco de K?

[]s,
Claudio.