Re: [obm-l] Re:[obm-l] Aparições

Sem dúvida Cláudio, são coisas assim que tornam a
matemática interessante...

Com relação as aparições de Pi, acho que nós temos a
tendência a pensar na geometria como algo mais
fundamental do que o cálculo e a análise. É natural
supor a geometria como algo concreto, já que as formas
geométricas são tangíveis, aparecem na natureza
independentes da nossa abstração. Por outro lado, a
análise pode parecer completamente abstrata.

Assim, tomando uma definição de Pi oriunda da
geometria parece misterioso que ele apareça em lugares
tão diversos no cálculo e análise. Mas e se tomássemos
como primitiva alguma definição puramente analítica?
As funções trigonométricas podem ser definidas de
maneira totalmente analítica, sem recorrer  à
geometria. Neste caso não seria tão estranho ver Pi
aparecendo por toda parte, já que existem muitas
formas de expressar funções analíticas como uma
combinação umas das outras... Mas isso é quase
filosofia.

A propósito: em relação a exp costumamos fazer o
contrário de Pi, isto é, temos a tendência a
privilegiar as definições oriundas do cálculo ao invés
da definição geométrica. Mas exp  também pode ser
definido de maneira puramente geométrica, na hipérbole
xy=1:

http://www-groups.dcs.st-and.ac.uk/~history/HistTopics/e.html
http://mathworld.wolfram.com/RectangularHyperbola.html

[]´s Demétrio