Re: [obm-l] Fatorar!Primalidade!FunçãoDiscreta!Tudo se realaciona?

Pelo que eu entendi, voce tem uma expressao do tipo:
y = (ax + b)/(cx + d), com a, b, c, d inteiros conhecidos e quer saber se
existe algum inteiro positivo x tal que y seja inteiro positivo.

Se esse for o caso, faca o seguinte:

Caso 1: c = 0.
Nesse caso, d tem que dividir ax + b, ou seja, ax == -b (mod d).
Essa congruencia soh terah solucao se mdc(a,d) dividir b.
Em caso afirmativo, a solucao no intervalo [1,d] serah unica.
Chame-a de x_0.
O conjunto-solucao serah:
{x_0 + md | m >= 0, a(x_0 + md)/c > 0 e ambos sao inteiros}

Caso 2: c <> 0 .
Re-escreva a expressao como y = (1/c)*(a + (bc - ad)/(cx + d)).
Pra y ser inteiro positivo, eh necessario que cx + d divida bc - ad.
Assim, teste os valores inteiros de x no intervalo [1,b-(a+1)d/c]
(se b-(a+1)d/c < 1, entao nao existe solucao).
De qualqyer forma, o numero de candidatos a solucao serah finito.
Para cada x candidato, teste pra ver se c divide (a + (bc-ad)/(cx+d)).
Se algum divir e o quociente for positivo, voce teha achado o y
correspondente.

[]s,
Claudio.