Re: [obm-l] m^x + x (off-topic)

on 02.11.05 14:30, Guilherme Augusto at guilherme.alp21@gmail.com wrote:

> 2) como eu resolvo Soma(1, infinito)(1/i^2) sem
> recorrer a cálculo? Onde eu peguei dizia que era
> possível usando apenas propriedades de somatório. (na
> verdade, pedia para provar que a soma é (pi^2)/6 )

De uma olhada no problema 233 do livro "THE USSR OLYMPIAD PROBLEM BOOK" de
Shklarsky, Chentzov e Yaglom - publicado pela Dover.

A solucao lah contida eh um bom exemplo de um caso em que a solucao
elementar eh muito mais dificil de que a solucao usando calculo.

Alias, de nde voce tirou este problema?

[]s,
Claudio.