Re: [obm-l] USO INTELIGENTE DA CALCULADORA!

Jorge Luis Rodrigues e Silva Luis wrote:

> Dispondo de uma calculadora de 8 dígitos no visor, como obter todos os
> algarismos do número 2^64?
>
> Dica: Um caminho promissor é decompor 2^32 em três parcelas
> convenientemente escolhidas e, em seguida, utilizar a fórmula (a + b +
> c)^2
>

> De posse de uma calculadora de alta precisão, o aluno efetua o produto
> de 95 noves por 95 cincos e obtém um número cuja soma dos algarismos é
> igual a...
>

> Na minha calculadora, uma das teclas de 1 a 9 está com defeito: ao
> pressioná-la aparece na tela um dígito entre 1 e 9 que não é o
> [...]
Os problemas são até bacanas mas e a calculadora nisso tudo? A mensagem
junto com o subject sugere que o uso inteligente da calculadora é não
usa-la (o que eu discordo). O que aparece na mensagem são problemas
contextualizados em torno de calculadoras e naõ o uso inteligente delas
.. Acho qeu o problema dos 95 noves e 95 cincos eh olimpico (estadual do
rj ou brasileira acho) e o enunciado na prova não falava nada de
calculadora..

[]'s MP