[obm-l] sequencia de geracao de uma usina

Em nosso sistema de geracao de energia eletrica, conhecido por Sistema
Interligado Nacional, a geracao de uma usina em um determinado mes do futuro
eh uma variavel aleatoria. Nao se conhece formula fechada para sua
distribuicao e trabalham-se com modelos de simulacao.

No caso de uma usina termeletrica, se o seu custo operacional em um dado mes
for menor ou igual ao custo marginal de operacao do sistema ao qual se
integra, entao a termica eh despachada na sua geracao maxima G_max; caso
contrario, eh despachada em sua geracao minima G_min, Um parametro de
interesse, utilizado em avaliacoes economicas e contratos, eh a media
ponderada, para uma amostra de tamanho representativo, digamo 2000 valores,
da geracao da unidade termeletrica, tomando-se como pesos os custos
marginias do sistemas. Assim para cada n temos s_n = (Soma(i=1, n)
(c_i*g_i))/(Soma(i=1,n) c_i), send c_i o custo marginal do sistema  e g_i a
geracoa da usina, ambos obtidos por simulacao. Eu estou tentando descobrir
se a sequencia s_n converge para algum valor. A sequencia g_n oscila muito e
nao parece convergir; a sequencia c_n tambem varia muito e tambem nao parece
convergir. s_n tambem oscila muito, parece que nao converge. Eu nao sei se
existe um processo para descobrir se s_n converge ou nao, por metodos
numericos estah muito dificil chegar a qualquer conclusao.

Obrigado
Artur