Re: [obm-l] Idade ideal para c ontato com matemática avançada.

Depende da criança. Não existe idade ideal pra nada na vida, porque cada pessoa é diferente. Eu fui apresentado à análise por volta de 16 anos. Acho que se você forçar a barra pode sim deixar a criança frustrada caso ela não consiga acompanhar o assunto. De qualquer forma axo que tem outro ponto a ser considerado: Introduzir a criança muito cedo ao apredizando de ciências não triviais pra idade dela é bom do ponto de vista profissional mas como ela tá em fase de formação da sociabilidade isso pode ser prejudicial pois a matemática é uma ciência que precisa de introspecção e precisa ser tomada em doses cuidadosas :)
Mas quanto à capacidade de aprender não tenho dúvida nenhuma que crianças curiosas são capazes de aprender tópicos de análise com 15 anos tranquilamente, alguns até menos...