Re: RES: [obm-l] pontos num plano

On Mon, Jul 10, 2006 at 04:29:23PM -0300, Artur Costa Steiner wrote:
> Naquela proposicao sobre a sequencia dos conjuntos de pontos de acumulacao,
> hah ainda uma proposicao adicional cuja prova ou contra exemplo parecem ser
> bem dificeis. Lembrando o problema:
>
> Seja A um subconjunto de R que tenha pontos de acumulacao. Facamos A_0 = A e
> seja A_1 o conjunto dos pontos de acumulacao de A_0. Seja agora A_2 o
> conjunto dos pontos de acumulacao de A_1. De modo geral, formemos uma
> sequencia de conjuntos em que cada A_k eh o conjunto dos pontos de
> acumulacao de A_(k-1).
>
> Vimos que, se para algum k tivermos A_k enumeravel, entao A eh enumeravel.
> [...]

O conjunto A_0 U A_1 é fechado, logo um G-delta.
Para passarmos de A_0 para A_1 precisamos eliminar um número enumerável
de pontos x_0, x_1, x_2, ... Basta tomar a interseção com os abertos
R - {x_0}, R - {x_1}, ...

Mudando um pouco de assunto, se A_0 for fechado e enumerável,
nada garante que algum A_k seja vazio. Podemos definir A_omega
como a interseção de todos os A_k, k natural. Podemos prosseguir
definindo A_{omega+1} como o conjunto dos pontos de acumulação
de A_omega, A_{omega+k+1} como o conjunto dos pontos de acumulação
de A_{omega+k}, A_{omega*2} como a interseção de todos os A_{omega+k}
e assim por diante para todos os ordinais. Sempre existe um ordinal
enumerável alfa para o qual A_alfa é vazio, mas alfa
pode ser arbitrariamente alto.

[]s, N.