RE: [obm-l] permutacap caotica..

Ola Leandro e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Obrigado.

O pressuposto basico e fundamental da experiencia religiosa sincera e a
crenca na existencia de um Deus independente que podemos alcancar e com o
qual podemos  manter uma relacao. E a existencia implicita e verdadeira do
maravilhoso que so se nos revela diante de uma busca verdadeira e dedicada.
Ora, estes ingredientes estao presentes na investigacao cientifica ... Basta
olhar a historia de qualquer ciencia consolidada e, em particular, a
historia da Matematica.

Nao e surpreendente, notavel, mesmo espetacular que nos longinquos tempos
gregos Apolonio tenha se dedicado ao estudo desinteressado das conicas e que
quase dois milenios depois Kepler descobre que a abstrata e em tese inutil
elipse e justamente a curva descrita por um planeta qualquer quando atraido
pelo sol, o sol ocupando precisamente um dos focos ? Suponha que Apolonio
nao tivesse feito o seus trabalho em "Matematica Pura". Conseguiria Kepler
descrever ou ao menos perceber tamanha regularidade no mundo concreto ?
Assim, sem exageros, podemos dizer que a Matematica Pura do Apolonio
descerrou um dos segredos de Deus ...

E aqui estou citando um "exemplo antigo". Todos sabemos que este
acontecimento nao foi eventual. A evolucao da Fisica tornou indiscutivel o
fato de que a Matematica e A UNICA LINGUAGEM absolutamente necessaria para
compreendermos a Natureza. Ora, a compreensao dos fenomenos e a base para
que posteriormente tecnicos e engenheiros venham aplicar tais conhecimentos
na producao de objetos e processos que em tese beneficiam o ser humano. Por
este angulo, o nosso trabalho, puro,desinteressado,  movido pela admiracao e
empolgacao que a antevisao das belezas proporcionam, e  o mister mais
importante da civilizacao...  Isso nao e exagero : apenas a constatacao de
um fato !

Talvez seja devido a esta peculiaridade da Matematica a crenca ou intuicao
de que "um Matematico nao nasce, ele surge". Alias, esta suspeita de que e
necessaria uma disposicao especial do intelecto para determinados afazeres (
Ortega ) e antiga. Aristoteles ja dizia que somente as pessoas dotadas de
alma noetica eram capazes de fazer ciencia teorica e filosofia. Para
finalizar, vou traduzir ( do alemao ) um excerto de um livro que li algum
tempo atras e que esta aqui na minha jogado entre os papeis da minha mesa de
estudo :

"... num feriado prolongado de fim-de-semana a familia viajou com seus
filhos e sobrinhos e ficaram hospedados em uma casa proxima a um balneario
bastante conhecido. Todos se divertiam muito mas ELE, nesta epoca com cerca
de 14 anos, ficou caladao, pensativo,  e nao participou como de habito das
brincadeiras das outras criancas. Na volta do passeio ele ja havia sido
mordido definitivamente pela mosca dos numeros e se tornara um Matematico."

O "ELE" a que se refero este fragmento e o KURT GODEL ...

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita
5,1707,121006

>From: "LEANDRO L RECOVA" <leandrorecova@msn.com>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: RE: [obm-l] permutacap caotica..
>Date: Thu, 12 Oct 2006 11:58:58 -0700
>
>Paulo,
>
>Parabens pelo email. Achei sensacional sua colocacao !
>
>Leandro
>Los Angeles, CA.

Inscreva-se no novo Windows Live Mail beta e seja um dos primeiros a testar
as novidades-grátis. Saiba mais:
http://www.ideas.live.com/programpage.aspx?versionId=5d21c51a-b161-4314-9b0e-4911fb2b2e6d