Re: [obm-l] Complexos em Geometria e Napoleao

On Wed, Feb 14, 2007 at 03:19:17PM -0200, Carlos Eddy Esaguy Nehab wrote:
> Oi, Felipe,
>
> Talvez o Nicolau (pelo menos com respeito à PUC) possa dar esta
> informação (quem pode lecionar Desenho) de maneira mais precisa, mas
> acredito que qualquer licenciatura em Matemática permita lecionar
> Desenho Geométrico.

Eu não sei de nada não. Mas se algum de vocês estiver curioso de saber
não qual é a lei e sim qual é a minha opinião pessoal, eu digo.
Eu acho que este monte de leis dizendo quem tem o direito de fazer
o que ruins em geral, e no caso do ensino (que é o que eu conheço melhor)
talvez especialmente ruins, em muitos casos contraproducentes.
Eu acho que os responsáveis em cada caso (os diretores de escolas,
por exemplo) quase sempre podem avaliar quem é o candidato mais
competente e adequado melhor do que o MEC ou sei lá que outro orgão
do governo. Já vi muitos casos em que as leis atrapalham, induzem
a escolha do pior candidato.

Um exemplo anedótico: eu não tenho licenciatura então por lei
eu posso dar aula na universidade mas não no ensino médio.
Por lei, se eu desejar dar aula no ensino médio devo cursar várias cadeiras
da licenciatura. Entre elas, algumas que eu tenho o direito legal de ensinar...

Mas tudo isso está ficando off-topic.

[]s, N.