[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

[SPAM] Re: [obm-l] Exemplo de Funções Inversas



SPAM: -------------------- Start SpamAssassin results ----------------------
SPAM: This mail is probably spam.  The original message has been altered
SPAM: so you can recognise or block similar unwanted mail in future.
SPAM: See http://spamassassin.org/tag/ for more details.
SPAM: 
SPAM: Content analysis details:   (7.00 hits, 7 required)
SPAM: IN_REP_TO          (-0.8 points) Found a In-Reply-To header
SPAM: X_MAILING_LIST     (-0.3 points) Found a X-Mailing-List header
SPAM: FROM_ENDS_IN_NUMS  (0.9 points)  From: ends in numbers
SPAM: SPAM_PHRASE_00_01  (0.8 points)  BODY: Spam phrases score is 00 to 01 (low)
SPAM:                    [score: 0]
SPAM: JAVASCRIPT_UNSAFE  (0.3 points)  BODY: Easily-executed JavaScript code
SPAM: MAILTO_LINK        (0.2 points)  BODY: Includes a URL link to send an email
SPAM: ASCII_FORM_ENTRY   (0.1 points)  BODY: Contains an ASCII-formatted form
SPAM: SUPERLONG_LINE     (0.0 points)  BODY: Contains a line >=199 characters long
SPAM: MAILTO_TO_SPAM_ADDR (0.7 points)  URI: Includes a link to a likely spammer email address
SPAM: FORGED_YAHOO_RCVD  (1.4 points)  'From' yahoo.com does not match 'Received' headers
SPAM: RCVD_IN_OSIRUSOFT_COM (0.4 points)  RBL: Received via a relay in relays.osirusoft.com
SPAM:                    [RBL check: found 160.100.252.216.relays.osirusoft.com.]
SPAM: X_OSIRU_OPEN_RELAY (2.7 points)  RBL: DNSBL: sender is Confirmed Open Relay
SPAM: AWL                (0.6 points)  AWL: Auto-whitelist adjustment
SPAM: 
SPAM: -------------------- End of SpamAssassin results ---------------------

--0-1592824453-1174313654=:2694
Content-Type: text/plain; charset=iso-8859-1
Content-Transfer-Encoding: 8bit

Obrigado Bruno,
   
  estou estudando no livro de cálculo do ANTON, mas também ví isso no STEWART. Eles dizem que existe f ^ -1 se e somente se f é injetiva. Não teria que ser sobrejetiva, de acordo com o que você escreveu ? Ou ele sempre considera f sobrejetiva ?
   
  abraços
   
  Dênis

Bruno França dos Reis <bfreis@gmail.com> escreveu:
  Não são redundantes. Suponha f: A --> B, e g: B --> A, tais que g(f(x)) = x, para todo x de A. Então a função g é chamada inversa à esquerda de x. Mas isso não garante que f(g(x)) = x, pq ninguem falou que g é inversa à direita de f. 

Esses conceitos estão ligados aos de função injetiva e função sobrejetiva. Vou mostrar duas equivalências a esse respeito, demonstrando apenas uma parte da primeira, que servirá de ilustração à sua pergunta.

(a) f injetiva <==> f admite inversa à esquerda

Suponha f injetiva. Assim, a pré-imagem de qualquer elemento de f(A) terá apenas um único elemento. Defina h: f(A) contido em B --> A por h(x) = f^(-1) (h(x)), isto é: a cada elemento da imagem de f associe o único elemento de A que a função f o tem por imagem. Agora estenda h para todo o conjunto B construindo a função g: B --> A dada por g(x) = h(x) se x pertence a f(A), ou g(x) = K, se x não pertence a f(A), onde K é um elemento qualquer, fixado, de A. 
Assim, temos que g é inversa à esquerda de f, ie, g(f(x)) = x, para todo x em A. Observe que não necessariamente vale f(g(x)) = x. Para ver um exemplo, vc precisa que B - f(A) != vazio, isto é, f não é sobrejetiva; assim, basta tomar um elemento x em B - f(A); f(g(x)) pertence a f(A), ao passo que x pertence ao complementar de f(A), assim f(g(x)) != x !! 

Vou deixar o outro sentido da equivalência para vc tentar.

(b) f sobrejetiva <==> f admite inversa à direita


Se vc quiser um exemplo bem simples para o caso (a), pegue a função f: N --> N dada por f(x) = 2x. 
Veja que f é injetiva, mas não sobrejetiva. Por (a) e (b), ela admite inversa à esquerda mas não inversa à direita. Vejamos:
Defina a função g: N --> N por: g(x) = 1 se x for ímpar e g(x) = x/2 se x for par. Neste caso, g(f(x)) = x, pois g(f(x)) = g(2x) = x, pois 2x é sempre par, já que x é natural. 
O inverso não ocorre: f(g(x)) = 2 se x for ímpar ou f(g(x)) = x, se x for par. Assim, é errado dizer que f(g(x)) = x para todo x, então g não é inversa à direita de f.


Se uma função for sobrejetiva e injetiva (ie, bijetiva), então por (a) e (b) ela adimitirá inversas à direita e à esquerda. Vc pode verificar que ambas as inversas são a mesma função, e então a chamaremos simplesmente de inversa de f. 
(ou seja: se f: A --> B, g: B --> A e h: B --> A são tais que f(g(x)) = x, para todo x em B, e h(f(x)) = x para todo x em A, então g = h; veja que simples: f(g(x)) = x, aplique h dos dois lados: h(f(g(x))) = h(x). Mas h(f(?)) = ?, para todo ?, então h(f(g(x))) = g(x), para todo x. Assim h(x) = g(x), para todo x em B) 



Qualquer coisa pergunte!
Abraço
Bruno

ps: qualquer livro de análise real que se preocupe em fazer toda a teoria desde o princípio tem isso. Um exemplo é o do Élon Lages Lima, Curso de Análise - vol 1. 




  On 3/16/07, Dênis Emanuel da Costa Vargas <demanuelvargas19@yahoo.com.br> wrote:     Caros amigos da lista,
   
  f e g são inversas se as duas condições são satisfeitas : 
   
  1) fog(x)=x
  2) gof(x)=x
   
  Mas elas não são redundantes não ? Se fog(x)=x obrigatóriamente gof(x)=x ?
   
  Por favor, mandem um contra-exemplo de f e g tais que fog(x)=x mas gof(x)<>x 
   
  obrigado
   
  Dênis
  __________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger 
http://br.messenger.yahoo.com/ 




-- 
Bruno França dos Reis 
email: bfreis - gmail.com
gpg-key: http://planeta.terra.com.br/informatica/brunoreis/brunoreis.key
icq: 12626000 

e^(pi*i)+1=0 

 __________________________________________________
Fale com seus amigos  de graça com o novo Yahoo! Messenger 
http://br.messenger.yahoo.com/ 
--0-1592824453-1174313654=:2694
Content-Type: text/html; charset=iso-8859-1
Content-Transfer-Encoding: 8bit

<div>Obrigado Bruno,</div>  <div>&nbsp;</div>  <div>estou estudando no livro de cálculo do ANTON, mas também ví isso no STEWART. Eles dizem que existe f ^ -1 se e somente se f é injetiva. Não teria que ser sobrejetiva, de acordo com o que você escreveu ? Ou ele sempre considera f sobrejetiva ?</div>  <div>&nbsp;</div>  <div>abraços</div>  <div>&nbsp;</div>  <div>Dênis<BR><BR><B><I>Bruno França dos Reis &lt;bfreis@gmail.com&gt;</I></B> escreveu:</div>  <BLOCKQUOTE class=replbq style="PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #1010ff 2px solid">Não são redundantes. Suponha f: A --&gt; B, e g: B --&gt; A, tais que g(f(x)) = x, para todo x de A. Então a função g é chamada inversa à esquerda de x. Mas isso não garante que f(g(x)) = x, pq ninguem falou que g é inversa à direita de f. <BR><BR>Esses conceitos estão ligados aos de função injetiva e função sobrejetiva. Vou mostrar duas equivalências a esse respeito, demonstrando apenas uma parte da primeira, que servirá de
 ilustração à sua pergunta.<BR><BR>(a) f injetiva &lt;==&gt; f admite inversa à esquerda<BR><BR>Suponha f injetiva. Assim, a pré-imagem de qualquer elemento de f(A) terá apenas um único elemento. Defina h: f(A) contido em B --&gt; A por h(x) = f^(-1) (h(x)), isto é: a cada elemento da imagem de f associe o único elemento de A que a função f o tem por imagem. Agora estenda h para todo o conjunto B construindo a função g: B --&gt; A dada por g(x) = h(x) se x pertence a f(A), ou g(x) = K, se x não pertence a f(A), onde K é um elemento qualquer, fixado, de A. <BR>Assim, temos que g é inversa à esquerda de f, ie, g(f(x)) = x, para todo x em A. Observe que não necessariamente vale f(g(x)) = x. Para ver um exemplo, vc precisa que B - f(A) != vazio, isto é, f não é sobrejetiva; assim, basta tomar um elemento x em B - f(A); f(g(x)) pertence a f(A), ao passo que x pertence ao complementar de f(A), assim f(g(x)) != x !! <BR><BR>Vou deixar o outro sentido da equivalência para vc
 tentar.<BR><BR>(b) f sobrejetiva &lt;==&gt; f admite inversa à direita<BR><BR><BR>Se vc quiser um exemplo bem simples para o caso (a), pegue a função f: N --&gt; N dada por f(x) = 2x. <BR>Veja que f é injetiva, mas não sobrejetiva. Por (a) e (b), ela admite inversa à esquerda mas não inversa à direita. Vejamos:<BR>Defina a função g: N --&gt; N por: g(x) = 1 se x for ímpar e g(x) = x/2 se x for par. Neste caso, g(f(x)) = x, pois g(f(x)) = g(2x) = x, pois 2x é sempre par, já que x é natural. <BR>O inverso não ocorre: f(g(x)) = 2 se x for ímpar ou f(g(x)) = x, se x for par. Assim, é errado dizer que f(g(x)) = x para todo x, então g não é inversa à direita de f.<BR><BR><BR>Se uma função for sobrejetiva e injetiva (ie, bijetiva), então por (a) e (b) ela adimitirá inversas à direita e à esquerda. Vc pode verificar que ambas as inversas são a mesma função, e então a chamaremos simplesmente de inversa de f. <BR>(ou seja: se f: A --&gt; B, g: B --&gt; A e h: B --&gt; A são tais que
 f(g(x)) = x, para todo x em B, e h(f(x)) = x para todo x em A, então g = h; veja que simples: f(g(x)) = x, aplique h dos dois lados: h(f(g(x))) = h(x). Mas h(f(?)) = ?, para todo ?, então h(f(g(x))) = g(x), para todo x. Assim h(x) = g(x), para todo x em B) <BR><BR><BR><BR>Qualquer coisa pergunte!<BR>Abraço<BR>Bruno<BR><BR>ps: qualquer livro de análise real que se preocupe em fazer toda a teoria desde o princípio tem isso. Um exemplo é o do Élon Lages Lima, Curso de Análise - vol 1. <BR><BR><BR><BR><BR>  <DIV><SPAN class=gmail_quote>On 3/16/07, <B class=gmail_sendername>Dênis Emanuel da Costa Vargas</B> &lt;<A href="mailto:demanuelvargas19@yahoo.com.br">demanuelvargas19@yahoo.com.br</A>&gt; wrote:</SPAN>   <BLOCKQUOTE class=gmail_quote style="PADDING-LEFT: 1ex; MARGIN: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; BORDER-LEFT: rgb(204,204,204) 1px solid">  <DIV>Caros amigos da lista,</DIV>  <DIV>&nbsp;</DIV>  <DIV>f e g são inversas se as duas condições são satisfeitas : </DIV>  <DIV>&nbsp;</DIV> 
 <DIV>1) fog(x)=x</DIV>  <DIV>2) gof(x)=x</DIV>  <DIV>&nbsp;</DIV>  <DIV>Mas elas não são redundantes não ? Se fog(x)=x obrigatóriamente gof(x)=x ?</DIV>  <DIV>&nbsp;</DIV>  <DIV>Por favor, mandem um contra-exemplo de f e g tais que fog(x)=x mas gof(x)&lt;&gt;x </DIV>  <DIV>&nbsp;</DIV>  <DIV>obrigado</DIV><SPAN class=sg>  <DIV>&nbsp;</DIV>  <DIV>Dênis</DIV></SPAN><SPAN class=ad>  <div>__________________________________________________<BR>Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger <BR><A onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" href="http://br.messenger.yahoo.com/" target=_blank>http://br.messenger.yahoo.com/</A> </div></SPAN></BLOCKQUOTE></DIV><BR><BR clear=all><BR>-- <BR>Bruno França dos Reis <BR>email: bfreis - <A href="http://gmail.com/">gmail.com</A><BR>gpg-key: <A href="http://planeta.terra.com.br/informatica/brunoreis/brunoreis.key">http://planeta.terra.com.br/informatica/brunoreis/brunoreis.key</A><BR>icq: 12626000 <BR><BR>e^(pi*i)+1=0
 </BLOCKQUOTE><BR><p>&#32;__________________________________________________<br>Fale com seus amigos  de graça com o novo Yahoo! Messenger <br>http://br.messenger.yahoo.com/ 
--0-1592824453-1174313654=:2694--
=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================