Re:[obm-l] algebra complexa dos complexos

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Tue, 27 Mar 2007 15:06:17 +0000
Assunto: [obm-l] algebra complexa dos complexos
> Sauda,c~oes,
>
> Tenho duas apostilas dos anos 70 que tratam dos
> números complexos: uma do Morgado (minha) e
> outra do Reinaldo (?) do Impacto que ganhei
> (surrupiei, afanei :<) ) de um irmão.
>
> Nelas vemos alguns teoremas, uns demonstrados,
> outros não.
>
> Um teorema muito útil é o seguinte:
>
> Teorema 7 no M: A soma das potências de expoente m
> das raízes de índice n da unidade é igual a n se m é
> múltiplo de n e igual a zero, caso contrário.
> Demonstração: m = pn é trivial. m <> pn é um bom
> exercício de De Moivre e PG.

Se m <> pn, então existem q e r em Z tais que:
m = qn + r, com 0 < r < n.

As raízes n-ésimas da unidade são:
1, w, w^2, ..., w^(n-1), onde w = cis(2pi/n).

w^n = 1 ==> w^m = w^(qn+r) = w^r.
Mas se 0 <= r <= s < n  e  w^r = w^s, então w^(s-r) = 1 ==>
s = r ==>
os números w^r (r = 0, 1, ..., n-1) são distintos dois a dois ==>
estes números são justamente as raízes n-ésimas da unidade (em alguma ordem), cuja soma é igual a 0.

> Teorema 8: As raízes comuns às equações x^m - 1 = 0
> e x^n - 1 = 0 são as raízes da equação x^d - 1 = 0
> onde d = (m,n). A demonstração será omitida.

Basta ver que mdc(x^m-1,x^n-1) = x^d-1.

> Depois mando o Teorema 6, que trata do número de
> raízes primitivas de índice n da unidade. Também sem
> demonstração.

Este número é Phi(n) = número de inteiros positivos menores do que n e primos com n.

[]s,
Claudio.