Re: [obm-l] O sapo e agora, então, o jornaleiro...

Olá Nehab,

vamos dizer que L é o lucro, "v" é a quantidade de jornais vendidos e
"t" é o total de jornais comprados.. para cada jornal nao vendido,
temos o projuizo de 7 reais (já que a empresa compra de volta por 1
cada).

L = 5*v - 7*(t-v) = 12*v - 7*t
E(L) = 12E(v) - 7E(t)

E(v) = Somatorio(p_i * X_i) = 0,10*50 + 0,12*60 + 0,15*70 + 0,20*80 +
0,18*90 + 0,15*100 + 0,10*110 = 80,9

E(t) = t ... já que t nao é uma variavel aleatoria...
como E(v) = 80,9 , temos que ter t > 80,9 ...
mas E(L) cai com t ... logo, devemos escolher t=90..

E(L) = 12*80,9 - 7*90 = 340,80

nao sei.. realmente, acho q nao esta certo... pois se eu comprar 90
jornais por dia, nunca poderei vender 100 (por exemplo)... entao a
probabilidade de X > 90 deve ser 0..
e isso nao faz parte da minha solucao..
vou pensar melhor.. se eu concluir algo eu mando :))

abracos,
Salhab