[SPAM] Re: [obm-l] combinatoria dificil

SPAM: -------------------- Start SpamAssassin results ----------------------
SPAM: This mail is probably spam.  The original message has been altered
SPAM: so you can recognise or block similar unwanted mail in future.
SPAM: See http://spamassassin.org/tag/ for more details.
SPAM:
SPAM: Content analysis details:   (6.40 hits, 5 required)
SPAM: IN_REP_TO          (-0.8 points) Found a In-Reply-To header
SPAM: X_MAILING_LIST     (-0.3 points) Found a X-Mailing-List header
SPAM: SPAM_PHRASE_00_01  (0.8 points)  BODY: Spam phrases score is 00 to 01 (low)
SPAM:                    [score: 0]
SPAM: FORGED_YAHOO_RCVD  (1.4 points)  'From' yahoo.com does not match 'Received' headers
SPAM: RCVD_IN_ORBS       (2.2 points)  RBL: Received via a relay in orbs.dorkslayers.com
SPAM:                    [RBL check: found 13.49.190.206.orbs.dorkslayers.com., type: 68.178.232.99]
SPAM: RCVD_IN_OSIRUSOFT_COM (0.4 points)  RBL: Received via a relay in relays.osirusoft.com
SPAM:                    [RBL check: found 13.49.190.206.relays.osirusoft.com.]
SPAM: X_OSIRU_OPEN_RELAY (2.7 points)  RBL: DNSBL: sender is Confirmed Open Relay
SPAM:
SPAM: -------------------- End of SpamAssassin results ---------------------

Olá. Sempre que eu tenho dificuldades em resolver um
problema de combinatória eu "apelo" para a árvore de
possibilidades. Ficou assim(Obs: O "tanso" aqui fez
como MAT, FIS e QUI, ao invés das disciplinas do
enunciado, mas dá na mesma, ok? Desculpe pela
viajada):

     segunda          quarta          sexta

                                      QUI
                      FIS             FIS
                                      MAT

                                      QUI
      MAT             QUI             FIS
                                      MAT

                                      QUI
                      MAT             FIS

Dessa forma, se a 1a aula do 1o dia for FIS, tb
teremos oito opçoes, e o mesmo para QUI, perfazendo um
total de 24 possibilidades. Vamos analisar agora o que
acontece com uma dessas escolhas. Supondo que tenhamos
escolhido a primeira opção da árvore para as primeiras
aulas:
        MAT   QUI   FIS

Então, na segunda aula, só poderemos ter as opções

        FIS   MAT   QUI  ou QUI   FIS   MAT.
Observe que outras ordens destes não são possíveis
devido à condição de nõ poder ser matérias iguais no
mesmo dia. Sendo assim, temos duas opções de
preenchimento das aulas da semana para cada opção da
árvore. Como são 24 opções iniciais, dá um total de:
24x2=48.
Entretanto, nós ainda não consideremaos o fato de que
a ordem das duas aulas podem ser trocadas no dia.
Assim, se começarmos a preencher as opções da segunda
aula primeiro, teremos mais 48 possibildades, o que dá
um total de 96 possibilidades de horário.....Ou não,
como diria Caetano! (posso ter errado também, ehehe).
Espero ter ajudado. ABÇS

http://br.mail.yahoo.com/