Re: [obm-l] Re: off topic: resumos analise real

Olá amigos,
sou um admirador incondicional (como a maioria de nós, acredito) do Doutor Elon e quem sou eu para ponderar ou contestar a opinião de tão eminente mestre, mas apenas para citar as próprias palavras do grande mestre Elon, no prefácio do seu livro "Coordenadas no Plano" (5ª edição, 2005):
..."Nesta nova edição incluímos as soluções dos problemas propostos por considerar que a leitura de soluções rigorosamente redigidas é importante para a formação dos professores... Não é demais insistir que, antes de olhar a solução, o leitor deve fazer uma séria tentativa de chegar a ela independentemente. Se conseguir, compare sua solução com aquela apresentada aqui; quase sempre há vários caminhos para o mesmo lugar. Mas, ainda que não tenha o êxito desejado, o esforço feito traz vários resultados benéficos: serve para repensar e fixar alguns conceitos, para isolar as dificuldades, pode servir para obter respostas (ou vitórias) parciais e certamente ajuda a entender melhor a solução do livro."
Não acredito que essas palavras do mestre se apliquem à Geometria Analítica mas não à Análise. Parece contraditório. Não consigo realmente entender essa postura de alguns professores. Conheço um professor de Niterói (RJ) que diz ter todas as soluções comentadas em detalhes do livro de Geometria II do Wagner e Morgado, mas defende a teoria de que é errado divulgá-las ou dividí-las com os colegas. Enfim... cada um com a sua filosofia de vida.

Palmerim

Ola Hermann e demais colegas
desta lisa ... OBM-L,

A melhor maneira de aprender Analise e estudar a teoria com atencao,
vale dizer, repetindo com suas proprias palavras e recursos as
demonstracoes, verificando os limites de aplicacoes dos teoremas e,
sobretudo e mais que tudo, FAZER BASTANTE EXERCICIOS INTELIGENTES.

O Livro do Prof Elon ( Vol 1, Colecao Projeto Euclides ) e excelente.
Eu pensei em divulgar  as solucoes, mas, vou repetir aqui o que o
proprio Elon me falou :

"... nao sei se e uma boa ideia publicar as solucoes, embora eu nao
tenha o poder,
nem a intencao de proibi-lo de fazer isto.Na verdade, ha uns 25 anos uma
aluna do IMPA redigiu todas as solucoes (algumas com minha ajuda)  mas nem
me  lembro onde joguei o manuscrito ... "

Veja portanto que o proprio autor tem duvidas sobre o valor de se
publicar as solucoes.

Se voce aceita um conselho, vai publicando aqui os problemas que voce
achar mais dificeis e os fatos que voce nao esta conseguindo entender.
Isso vai elevar o atual nivel desta nossa LISTA DE DISCUSSAO DE
PROBLEMAS OLIMPICOS e, alem disso, ha pessoas aqui que gostam muito de
Analise. O Artur Steiner, por exemplo. Acredito que voce publicando
ele vai ajudar.

Um Abracao
Paulo Santa Rita