O primeiro problema resolvido de 1999.

Vamos supor que os números naturais 0, 1, 2, 3, 4, ... , 1000 foram
escritos por extenso, a saber:
Zero, um, dois, três, quatro, ..., mil.

a) Qual destes números se escreve com o menor número de letras?
creio que, como não há número com uma única letra, deve ser o um.

b) E com maior número de letras?
basta escrever os múltiplos de cem por extenso, em seguida os de dez e então
a maior unidade. De forma destacada vemos logo que é quatrocentos e
cinqüenta e quatro, se não me falha a ortografia.

c) Qual é o número que exprime o seu próprio número de letras?
esta é barbada; é o cinco. nem ''e muito difícil de se chegar a tal
resposta. É só ir experimentando.

d) Qual é o maior número que se escreve com 4 letras?
eu já ia escrever nove, mas é doze.

e) Escrevendo-se por extenso e em ordem alfabética todos estes números,
quais são os três primeiros e os três últimos?
Os primeiros são cem, cinco e cinqüenta, se não me engano. Os últimos são
vinte e um, vinte e três e vinte e sete.

esta vai de volta para o autor: qual é o maior número que se escreve com 3
letras?

Curiosidade: no francês não existem os números de 70 até 79 e de 90 até 99.
Eles são expressos como sessenta e dez, sessenta e onze, etc. e oitenta e
dez, oitenta e onze, etc.

Um abraço,

Benjamin Hinrichs