Re: [obm-l] Software para Geometria Espacial

Prezado Marcurs Nunes,

Um software como o que você imagina pertenceria à categoria dos sistemas de
"geometria dinâmica" 3D. Infelizmente, os principais softwares de geometria
dinâmica atuais (GSP, Cabri e Cinderella) não dispõem de recursos "naturais"
para explorar a geometria euclidiana espacial. Entretanto, eu sugeriria que
você investigasse dois softwares que tenho usado com sucesso em minhas aulas
(e no meu site):

(1) Wingeom. É um poderoso freeware (!) com recursos 3D, escrito pelo
professor Richard Parris, o autor do Winplot.
(2) Geometria. Trata-se de um programa comercial, recente, implementado em
Java, da autoria de Stelian Dumitrascu. Dentre outras coisas, permite
construir poliedros (apenas) e submetê-los a várias transformações. A versão
em português está sendo preparada por mim mediante acordo com a Geocentral.

Conheço vários outros softwares menores, de propósito específico e,
portanto, destituídos da flexibilidade que você (e todo mundo) gostaria.
Como estou fora da minha "base" neste instante, não tenho como enviar-lhe os
endereços. Pretendo fazê-lo quando tiver acesso ao meu site mais tarde.

Gostaria de salientar que é freqüentemente possível (e deliciosamente
desafiador!) vencer as "limitações" de um software matemático por meio de
duas coisas: CONHECIMENTO (matemático, claro) e IMAGINAÇÃO. Supõe-se que
Einstein teria dito que a segunda é mais importante do que a primeira, mas
este não é o caso quando lidamos com computadores. O que um software poderá
lhe oferecer dependerá da sua inteligência e de conhecimentos matemáticos
para programá-lo. Freqüentemente, uma atividade simples como "deformar"
figuras pode exigir conhecimentos de topologia e geometria diferencial.
Exemplos dessa atividade fascinante são oferecidos no meu site, que se
restringe a um conjunto seleto de softwares. Para dar um exemplo no seu
caso, não vejo dificuldades, a apriori, em criar cenários 3D (cuja
implementação ficaria a cargo do professor), como os que você sugere, usando
applets gerados a partir do Mathematica. Vários exemplos são dados no meu
site. Infelizmente, o Mathematica é CARO e COMPLEXO (quando se deseja
dominá-lo verdadeiramente), mas não consigo imaginar uma linguagem de
programação que seja ao mesmo tempo poderosa, flexível e "fácil" -- no atual
"estado da arte". De qualquer modo, aguardo ansiosamente pelo dia em que
disporemos de projeções holográficas brotadas em frente às telas planas dos
nossos PCs, quando então poderemos interagir com figuras tridimensionais
usando as mãos.

Um forte abraço,

Carlos César de Araújo
Matemática para Gregos & Troianos