Re: problema!

On Sat, 15 Jan 2000, Marcelo Souza wrote:

> Olá,
>          Certa vez quando eu estava em minha escola, um colega meu me propôs
> o seguinte jogo. Eram dados seis pontos obedecendo o padrão abaixo:
>                   .    .    .
>
>                   .    .    .
> O jogo era o seguinte: devíamos escolher uma das duas fileiras de três
> pontos: a de cima, ou a de baixo. Quando isso feito, devíamos escolher um
> ponto da fileira que escolhemos e ligá-lo aos três pontos acima (ou abaixo,
> dependendo da fileira escolhida), com uma reta ou com uma linha curva,
> [...]

Se eu bem entendi, este 'e um problema cl'assico de teoria de grafos:
mostrar que o grafo bipartido completo com 3+3 elementos n~ao 'e planar.
O grafo em quest~ao tem tr^es v'ertices brancos e tr^es v'ertices pretos
e todo v'ertice branco deve ser conectado a todo v'ertice preto.
Um grafo 'e planar exatamente quando ele pode ser desenhado conforme voc^e
parece estar tentando descrever. Outro grafo simples n~ao planar 'e o grafo
completo com 5 v'ertices (cada par de v'ertices distintos deve ser conectado).

Nos dois casos uma demonstra,c~ao por an'alise cuidadosa de casos 'e poss'ivel
mas uma demonstra,c~ao muito mais elegante 'e dada pela f'ormula de Euler
(V + F = A + 2, onde V, A e F s~ao o n'umero de v'ertices, arestas e faces
de uma decomposi,c~ao da esfera). Suponha por absurdo que o seu grafo possa
ser desenhado em uma esfera. Temos ent~ao para este desenho V + F = A + 2.
Mas claramente V = 6 e A = 9 donde F = 5. Mas cada face deve ter um n'umero
par de lados (pois os v'ertices s~ao alternadamente brancos e pretos),
donde pelo menos 4 lados. Assim, o n'umero total de lados de faces 'e no
m'inimo 5*4 = 20. Mas cada aresta 'e contada como lado exatamente duas vezes
donde o n'umero de arestas A 'e pelo menos 10, contradizendo A = 9.
O grafo completo com 5 v'ertices fica agora como exerc'icio.

[]s, N.