Re: Problemas, será que dá para opinar?

Marcos Eike Tinen dos Santos @ ITA @ escreveu:

> Eu resolvi alguns problemas, porém não tenho certeza da minha solução.
>
> 1) Determine quantos números naturais menores que 1998 têm um número ímpar
> de divisores positivos.
>
> resolução:
>
> Pelo teorema da fatoração canonical deduzimos a fórmula dos números de
> divisores positovos.
>
> Sendo ele :
>
> D(n) = (1 + a1)(1+ a2)* ... *(1+an)
> Vemos que esta configuração não dá credibilidade que o número de divisores
> seja ímpar. Então:
>
> D(n^2) = (1+2a1)(1+2a2)* ... *(1+2an). O que assegura que o número de
> [...]
1) Os inteiros que tem um numero impar de divisores inteiros positivos
sao os quadrados perfeitos. Isso pode ser descoberto por dois processos:
Primeiro: Quando voce toma um numero n, a cada divisor a corresponde um
divisor A tal que avezesA=n. Se a for sempre diferente de A, o numero de
divisores de n sera par pois eles se arrumam em pares. se n for quqdrado
perfeito, a raiz quadrada de n se casa consigo mesma e o numero de
divisores e impar.
Segundo: Se n tem decomposiçao em fatores primos (p elevado a a). (q
elevado a b). ... o numero de divisores de n e (a+1)(b+1)... Isso e
impar se e so se a, b, sao pares, ou seja, n e quadrado perfeito.
3) Tenho quase a certeza de que esse problema ja passou pela lista e foi
resolvido pelo Ralph.
2) Sugestao: Se voce desconfia qual e o resultado, e facil prova-lo por
induçao. Na olimpiada ibero-americana, poucos conseguiram desconfiar
adequadamente.O ponto de separaçao é n = 2 elevado a k.