Problemas, será que dá para opinar?

Eu resolvi alguns problemas, porém não tenho certeza da minha solução.

1) Determine quantos números naturais menores que 1998 têm um número ímpar
de divisores positivos.

resolução:

Pelo teorema da fatoração canonical deduzimos a fórmula dos números de
divisores positovos.

Sendo ele :

D(n) = (1 + a1)(1+ a2)* ... *(1+an)
Vemos que esta configuração não dá credibilidade que o número de divisores
seja ímpar. Então:

D(n^2) = (1+2a1)(1+2a2)* ... *(1+2an). O que assegura que o número de
divisores seja par, já que produtos de ímpares = ímpar.

Nesta configuração temos: 44 números naturais, menores que 1998, que possuem
números ímpares de divisores.

2) Sejam P1, P2, ..., Pn, n pontos distintos sobre a reta do plano (n >= 2)
Consideram-se circunferências de diâmetro PiPj ( 1<=i<j<=n) e colorimos cada
circunferência com uma cor escolhida entre k cores dadas.
Chamamos (n,k)-nuvem a esta configuração.
Para cada inteiro k, determine todos os n para os quais se verifica que
qualquer n,k)-nuvem  contém duas circunferências tangentes exteriormente da
mesma cor.

resolução: Esse problema nada mais é que uma aplicação de grafos.

Para n >=2, não há o que provar, já que haveria tal configuração se e só se
n >=2, já que os PiPj são os diâmetros das circunferências.
Sabemos que para n pontos numa reta, temos n(n-1)/2 circunferências.
Suponhamos um conjunto de A= {a1,a2, ..., an} sendo esse conjunto com k
elementos.

Então temos: 2(1/k)^n(n-1)/2 probabilidade de que duas circunferências
tenham a mesma cor.
Queremos, embora o número de circunferências tangentes.

Sendo o números de circunferências tangentes = (n-1) + ... + 1 + ... +
(n-1), para n pontos.
temos:

2[(n-1) + ... + 1 + ... + (n-1)] * (1/k)^n(n-1)/2 probabilidade de que duas
circunferências tangentes sejam da mesma cor.

tenho teorema de Ramsey, deduzimos que se n>= 4, há probabilidade de que não
haja circunferências tangentes.

* Pessoal, o problema é que eu não consegui formular o números de
circunferências tangentes.

3) Encontre todas as funções f, definidas para números reais não negativos.

i) f(x * f(y))f(y) = f(x + y), para todo x, y >= 0
ii) f(2) = 0
iii) f(x) =/ 0 para 0<=x<2

Resolução:

Supondo x = 0

f(0)= 0, porém estou me referindo a f(x * f(y)) e não f(x)

Sendo : x * f(y) = h => x = h/f(y)

f(h)f(y) = f(h/f(y) + y) => f(h) = f[(h + f(y)y)/f(y)] * f(y)^-1 =>

f(x) = f[(x + f(y)y)/f(y)] * f(y)^-1

Verifiquemos que para x = 0,

f(0) = 1 { o que o enunciado pronuncia.}

* Pessoal depois daí só foi encheção de linguiça, por isso quero opinição.

"Os grandes cientistas navegam às cegas" Marcos Eike :)

'Imagination is more important than knowledge. Knowledge is limited.
Imagination encircles the world'
Albert Einstein