Re: Quem conhece o último teorema de Fermat?-continuação

Desculpe, tive de desconectar e não pude escrever tudo.
Lamé propôs uma demonstração geral introduzindo uma aritmetica de certos
números complexos, e assumindo implicitamente que ela tinha as mesmas
propriedades da aritmética usual. Isso causou dúvidas em Liouville, que as
comunicou a Kummer. Este provou que a proposição de Lamé era falsa (porém
resgatou em parte as idéias envolvidas nessa demonstração e provar que a
conjectura vale quando n é um "primo regular" - sendo este o primeiro
resultado de caráter geral em relação a essa conjectura)
A questão continuou por muito tempo até que a história começou a ser
solucionada em junho de 1993, quando Andrew Wiles anunciou a prova da
conjectura. Havia uma falha no raciocínio que levou mais de um ano para ser
corrigida. Em 1995, Wiles publicou a demonstração completa em uma revista
("Elliptic Curves and Fermat´s Last Theorem"). Um dos passos da demonstração
foi publicado em artigo independente no mesmo volume da revista
("Ring-theoretic Proprieties of Certain Hecke Algebras".
Bom, isto é o teórico, sobre a demonstração eu enviei o nome das revistas.
Andrew Wiles publicou um livro sobre o processo de descoberta também. Não
sei se vc vai encontrar a demonstração no livro (pois não sei muito bem
sobre ele), mas é  impossível escreve-la aqui, pois o próprio Fermat quando
escreveu sobre ela, escreveu que havia descoberto uma prova maravilhosa, mas
a margem era muito pequena para contê-la.
Abraços
Marcelo