Re: OBM e OEM

On Mon, 7 Feb 2000, Marcelo Souza wrote:

> Olá pessoal da lista,
>
> 	Eu estava conversando com o diretor da minha escola sobre a OBM e ele me
> disse que a escola é que escolheria os participantes... não entendi muito
> bem. Alguém poderia me explicar? Eu só posso participar das olimpíadas de
> Matemática se eu for indicado pela escola? Não há como fazer uma inscrição
> avulsa? Ou vou Ter realmente que depender da escola? E as olimpíadas do Rio
> de janeiro, é a mesma coisa???

A nossa posição (i.e., a posição oficial da comissão nacional da OBM)
é de que todo aluno que deseje participar deve poder participar.
Mais do que isto: os alunos devem ser todos convidados a participar.
Esta posição tem sido sempre reiterada para todos os colégios.
Infelizmente, sabemos que alguns (muitos?) colégios desrespeitam
esta orientação e selecionam (por seus próprios critérios)
apenas uns poucos alunos para participarem.

Se isto ocorrer na sua escola você deve gentilmente informar que
você entrou em contato diretamente com o coordenador nacional
e que ele (eu) disse que todo aluno que assim desejar deve poder participar
(mas por favor tenha o cuidado de ser muito educado e não ofender ninguém).
Você (e todos os outros membros desta lista) podem mostrar esta carta.
O ideal é que sua escola aceite que você participe.
Em todo caso, saiba que existem lugares "neutros" onde um aluno
pode fazer a prova se por qualquer motivo não puder fazer a prova
na sua escola.

Tudo isso vale também para a olimpíada estadual,
exceto que o coordenador estadual não sou eu,
é o professor J. P. Carneiro (jpcarneiro@openlink.com.br),
que também freqüenta esta lista mas está fora no momento.

[]s, N.