Teclados Númericos

Há alguma razao para que os teclados númericos de calculadoras, telefones e etc... estejam arrumados da seguinte forma:
7 8 9
4 5 6
3 2 1

???
Pergunto isso porque estava brincando com uma calculadora quando percebi uma curiosidade. Quando formamos 3 numeros de 3 algarismo cada, sem que um numero contenha  um algarismo usado em outro numero, somamos eles e depois somamos os mesmos numeros só que agora com seus valores lidos de trás para a frente obtemos um valor constante igual a 3330, mas isso só acontece quando há uma "simetria" ( nao sei se é essa a palavra que melhor define...) entre dois grupos de teclas.

Nao sei se deu pra entender, mas com esses exemplos fica fácil:
123+321+456_654+789+987=3330
412+214+563+365+789+987=3330
729+927+183+381+456+654=3330
412+214+753+357+896+698=3330