Erro lamentável ou questão dúbia? (DCY channel)

São Leopoldo, 3 de Janeiro de 2001.

Srs.,
Sr. Jorge Peixoto Morais Neto propos que o impacto de dois carros do
mesmo modelo a 0 e 100 km*h^(-1) [ou km/h] é igual a dos mesmos carros,
ambos a 50 km*h^(-1). Teoricamente o impacto é diferente pois as
energias cinéticas diferem nos dois casos. É necessário observar que a
teoria nos diz que a energia cinética (do movimento - para os que não
conhecem) é dada por E = m * v^2 (energia = massa * velocidade^2). Na
teoria seria correto afirmar que, nas mesmas condições, os veículos com
velocidades de 40 e 60 km*h^(-1) produziriam o mesmo impacto que os
veículos a 0 e 100 km*h^(-1), o que parece razoável pela equação. Não é
o mesmo para o caso 50 e 50, embora pareça razoável.

Um problema que aparece é desprezar (acabo de cometê-lo!) a velocidade
final do sistema que, ao meu ver, é mais complicado na questão. Não me
preocupo em corrigi-lo pela ignorância que ainda rege a minha cabeça,
mas evidencio-o.

Com mais dúvidas,
um abraço.
Benjamin Hinrichs