Re: Sobre o Problema 3N+1 (Complemento)

Oi Rui,

Estou complementando minha mendagem anterior :

O seu interesse pela questao despertou novamente o meu interesse por ela. Se
voce estiver realmente interessado em aborda-la comigo, posso te remeter uma
exposicao detalhada dos resultados a que chequei e que mariei na mensagem
anterior. Voce da uma olhada e me envia suas impressoes.

Conforme ja disse, a minha ideia foi MAPEAR os numeros que, com certeza,
atendem a Conjectura de Siracura, associando a cada um uma sequencia
conveniente e determinando, atraves desta sequencia, o expoente "p" de
S^p(N)= 1.

So a titulo de exemplificacao :

a N=(4^s - 1)/3 esta associada a sequecia "s". Qual o expoente "p" tal que
S^p(N)=1 ? Claramente : 2s + 1. Pois vamos aplicar S na forma 3N+1 a N (Pois
N e impar ). Isso ira gerar: 2^(2s). Aplicando S na forma  N/2, "2s" vezes
chegaremos a S^p(N)=1 com p=2s+1

Nos numeros da forma (2^q)*((4^s - 1)/3) o expoente p e: q+2s+1 e a este
numero estara associado a sequencia (s,q).

Como voce ve, o que fiz foi estudar a arvore que voce percebeu, acompanhando
seu comportamento. Isso nos leva a associar a cada numero que atende a
conjectura de siracura uma sequencia finita  N=(x1,x2, ...,xn)  e, com esta
sequencia, podemos nao so descobrir o numero que esta associado a ela como o
expoente que devemos associar a p para que S^p(N). Este numero chamei de
p(N).

A extensao da sequencia permite definir uma "distancia" entre o numero que
ela representa e o famigerado SORVEDOURO ou BLACK HOLE.

Este mapeamento nos livra de trabalhar com os imensos numeros que estao
associados a este problema e saber tudo que precisamos : qual o numero e
qual o expoente.

Se algum numero N e tal que nao existe p tal que S^p(N)=1 entao a aplicacao
de S em N ira gerar uma sequencia infinita ... !!!!!!!!! É possivel isso ?

Me parece ser fundamental estudar as propriedades graficas (topologicas) da
figura ( voce chama de arvore ) par provarmos algo neste sentido ... A ideia
e associar a cada familia bem caracterizada de numeros uma linha. Assim :

A familia (4^s - 1)/3, que e a beira do sorvedouro, é uma linha na qual para
cada s associamos um ponto. As familias (2^q)*((4^s -1)/3) sao linhas
orientadas que vem do infinito e terminam ( ponta da seta ) em (4^s - 1)/3.
E assim sucessivamente.

Se despirmos esta figura de inconsistencias e ela for um modelo real para o
problema, as propriedades desta figura ( cruzamento de linhas, etc ) pode
fornecer o que falta par completar a prova. O QUE EU ACHO QUE ME FALTA E
FAZER UMA REPRSENTACAO GRAFICA LEGAL DESTA FIGURA, PARA ESTUDA-LA EM
SEPARADO.

aqui esta uma sintese da ideia em que mais investi. Mas percebi uma outra
linha de ataque :

1) definir com precisao ( baseado na funcao S ) o conceito de SORVEDOURO.
2) Mostrar que nao pode haver mais de um SORVEDOURO.

Mas eu acredito muito na primeira ideia e nao tirei as implicacoes imediatas
( Nao defini ) desta segunda ideia. Não investi nela.

E muito provavel que voce saiba coisas que eu nao sei e, reciprocamente, eu
saiba coisas que voce nao sabe. A uniao deste saberes ( ou ignorancias ?)
pode nos levar a solucao. O que voce acha ?

Eu penso, numa primeira aproximacao ( pois nunca fiz isso antes !), que para
duas pessoas investigarem juntas deve haver alguns principios :

1)Cada um deve levar a serio o trabalho do outro
2)Um nao pode querer parecer melhor que o outro
3)Ninguem pode se melindrar por ser corrigido
4)Ninguem pode se melindrar em corrigir.
5)Cordialidade e camaradagem nao fazem mal a niguem

O que voce acha ? Acrescenta alguma coisa ?

e entao, vmaos trabalhar ?

Um grande abraco pra voce !
Do seu colega e, quica, futuro amigo
Paulo Santa Rita