Re: En: 3-4-5 triangles e recorrência

Sauda,c~oes (e ao Marcio em particular),

Suas mensagens foram interessantes. Podemos entretanto colocar
a resposta numa forma mais simpática, como a dada no livro e que o
Wagner reproduziu. E daí obter a recorrência satisfeita por estes números.

Se a_i é o i-ésimo número triangular E quadrado, então

a_i = [ (17 + 12\sqrt2)^i + (17 - 12\sqrt2)^i - 2] / 32 ,

onde \sqrt2 = 2^{1/2}.

Assim, obtemos:

....; a_{-1} = 1;  a_0 = 0;  a_1 = 1;   a_2 = 36;   a_3 = 1225;

a_4 = 41616 = 204^2 = 288*289 / 2 ; ....

E vemos que a_i deve satisfazer a recorrência

a_{i+2} + k_1 a_{i+1} + k_2 a_i = k_3

Com os valores de a_{-1}, a_0, a_1, a_2 e a_3 obtemos
os valores das três constantes. Assim,

a_{i+2} = 34a_{i+1} - a_i + 2.

Só não sei o que Euler descobriu primeiro: a fórmula ou a
recorrência.

E como uma coisa puxa a outra.... Podemos pensar nos
seguintes problemas: achar os números ...

1) triangulares, quadrados e pentagonais;

2) triangulares e pentagonais (por exemplo);

3) outras combinações em tipo e quantidade.

[ ]'s
Lu'is