Re: Assuntos que caem nas olimpíadas 2

Caro Marcelo,

Acredito que me expressei mal. Não sou a fovor de uma prova somente com
questões técnicas, mas de uma prova que exija raciocínio e conhecimento
(no nível 3).

Quanto ao fato de que a prova da olimpíada ficaria parecida com as dos vestibulares:

As questões dos vestibulares são sempre as mesmas, não trazem novidades.
É possível inovar mesmo se tratando de questões relativamente técnicas.
É o que acontece com a olimpíada americana (1a e 2a fase) e a olimpíada
paulista. Nem por isso a olimpíada americana deixa de ter mais de 500.000
participantes anuais e esse número continua crescendo.

Quanto aos alunos que não tem bom desempenho em sala de aula, isso se deve
principalmente a maneira mecânica de nossas aulas.

Alunos com Fabrício e Humberto citados por você com certeza possuiam preparação
adicional na escola ou com familiares. Pelo que eu sei, no Ceará a olimpíada
também é basicamente técnica e nem por isso alunos do 1o ano deixam de ganhar
medalha de ouro.

Resumindo: acredito que seja importante a introdução gradativa desses conteúdos
nas provas de primeira e segunda fase. Da maneira que está, após a empolgação
inicial da OBM, poucas escolas vão apóia-la.

Outra coisa, a prova da 1a fase do nível 1 está muito acima do nível dos
estudantes, o que tende a desgastar a olimpíada.