Re: Assuntos que caem nas olimpíadas 3

Caro Marcelo,

Respeito profundamente seu ponto de vista mas ele se resume mais ou menos
assim:

"Não podemos ensinar matemática para esses garotos porque, apesar de talentosos,
eles não sabem matemática."

 É um pensamento comodista.

O objetivo da olimpíada é o de "incomodar", de provocar jovens e professores.
Há várias maneiras de fazer isso.

1) Uma delas é elaborando provas de "raciocínio". Será que jovens preparados
de melhores escolas também não levam vantagem nesse tipo de prova? Obviamente
também existe matemática por trás de cada questão de "raciocínio" que se
propõe; a diferença é que é uma matemática não usualmente tratada nas escolas.
Ainda mais: Acredito que é com este tipo de situação que os "privilegiados"
levam mais vantagem por possuirem uma formação mais ampla.

A questão que estou levantando não é Escola Particular X Escola Pública
ou qualquer coisa similar. Acredito que esse é um problema muito mais profundo
e não é objetivo dessa lista.

2) Outra maneira de motivar professores e alunos é com desafios relacionados
ao dia a dia da sala de aula, como expliquei na primeira mensagem. A diferença
aqui é que trata-se de um jogo no qual as peças, ou seja, a matemática,
são conhecidas antes e isso provoca um estudo completo por partes de professores
e alunos antes das olimpíadas.

É claro que uma olimpíada ideal deve misturar essas duas maneiras.

Só para dar um exemplo, uma excelente questão que caiu na segunda fase da
OBM foi a dos óculos, que está sendo discutida nesses dias (a da probabilidade).

Não se engane achando que as questões de "raciocínio" não são mais técnicas
que as tradicionais. Muitas vezes as soluções oficiais escritas escondem
toda uma teoria que pode ser bastante conhecida por alunos treinados. Pode
ser um problema de grafo que é um caso particular de um teorema conhecido
ou um problema que usa uma batida técnica de invariante.

Não quero criar polêmica. Apenas estou propondo e colocando em debate que
a OBM cobre mais assuntos ligados a sala de aula, principalmente na 1a e
2a fase.