Re: Assuntos que caem nas olimpíadas 3

Desta vez serei um pouco mais breve.

Desculpe professor, mas não entendo a razão pela qual o senhor acredita que
meu ponto de vista se resume em:
"Não podemos ensinar matemática para esses garotos porque, apesar de
talentosos, eles não sabem matemática."
Não concordo com esta frase, e, como todos podem notar, em momento algum
referi-me em meus dois e-mails anteriores ao ensino da matemática aos nossos
jovens talentos.
Na verdade, acredito que devemos ensinar matemática exatamente aos que não
sabem matemática !!??

A minha preocupação quanto a introdução destes assuntos é que não podemos
esquecer que a OBM é uma competição nacional, e assim tem que ser o mais
justa (ou menos injusta) possível perante todos os participantes. Não
podemos ficar apenas analisando os efeitos didáticos ou estimulatórios da
OBM em relação a professores e alunos, temos que também analisar o efeito
competição.

Caso estivéssemos discutindo este assunto na Romênia ou na Polônia,
evidentemente eu concordaria com a introdução deste assuntos não
tradicionais (tomando o cuidado da prova não lembrar um vestibular!!!), pois
o efeito injustiça seria mínimo, e teríamos uma olimpíada com assuntos mais
abrangentes, unindo questões de raciocínio com questões técnicas, formando
assim, como o senhor mesmo disse, uma olimpíada ideal. Contudo, nem sempre o
ideal em relação a algum assunto é aplicável em qualquer lugar. Por exemplo
no Brasil o efeito injustiça neste caso seria muito grande, e a igualdade de
condições dos competidores estaria ameaçada.

Por fim, claramente os alunos treinados levam vantagem em relação aos alunos
não treinados inclusive nas questões de raciocínio, entretanto esta vantagem
é bem menor que nas questões técnicas, pelo simples fato que o aluno não
treinado possivelmente nem conhece a teoria envolvida na questão técnica.

Até mais,
Marcelo Rufino de Oliveira
Coordenador da Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática no Estado do
Pará