Re: Olimpíada Brasileira

Ola Fabio Arruda,
Ola Colegas da Lista,

Cordiais Saudacoes a Todos !

A questao que eu propus - retirada das olimpiadas russas - foi :

Mostre que a equacao x^2 + y^2 + z^2 = 3xyz tem infinitas solucoes (x,y,z)
formadas somente por numeros inteiros. Eu nao disse que ela SOMENTE TEM
SOLUCOES INTEIRAS, EM NUMERO INFINITO.

E uma questao que me pareceu interessante porque nao exige nenhum
conhecimento sofisticado algum, podendo qualquer aluno de 6 ou 7 serie
resolve-la.

Para ajudar, dou a sugestao :

1) Coloque a equacao como x^2 - 2yzx + y^2 + z^2 = 0. Imagine que isso e uma
equacao do 2 grau em "x".

2) Encontre uma solucao para a equacao do 2 em "x" acima ( ex: (1,1,1))

3) Mostre que esse fato implica na existencia de uma outra raiz inteira para
a equacao

4) Encontre essa outra raiz. Isto fornece uma segunta solucao

5) Verifique que q equacao e simetrica nas 3 variaveis. Muodifique as
variaveis.

6) O processo acima pode ser repetido infinitamente ...

Voce(s) depois pode(m) querer estudar (como eu fiz ) a equacao :

x^2 + y^2 + z^2 = Kxyz.

1) Existem infinitos K para os quais a equacao correspondente tem infinitas
solucoes inteiras ?
2) Se sim a pergunta 1), e possivel caracterizar estes K ?

Um Grande abraco a Todos
Paulo Santa Rita
4,1108,30052001

Em tempo : Alguem conhece a demonstracao de Euler de que 26 e o unico numero
natural que esta entre um quadrado perfeito e um cubo perfeito ?