Re: O Jogo "Vida"

Ola Prof Nicolau e
demais colegas da Lista :

Saudacoes !

Eu tenho anotado, em casa, o lugar onde li sobre este jogo. Alem dos
aspectos estritamente matematicos o livro fala sobre a historia do jogo e
cita Ulam e Von Newman. Se nao me falha a memoria :

Eu vou verificar se foi realmente assim ou se fiz alguma confusao com Ulam e
Von Newman. Todavia, se eu estiver certo :

Ulam e Von Newman trabalhavam juntos em Los Alamos, no projeto de construcao
da Bomba ( Que uso Mediocre da Matematica ! ). Ulam gostava de jogos de
computador, que na epoca dele eram uma grande novidade.

1) Ulam descobriu o jogo ( em um tabuleiro ) e mostrou a Von Newman
2) Ulam convenceu a Von Newman a aproveitar a estrutura do Jogo para
realizar o seu objetivo ( objetivo de Von Newman ) de criar uma maquina que
gerasse filhos, isto e, uma maquina que gerasse copias de si propria.
3) Conway ficou sabendo e descobriu as asas deltas e os construtores
4) Von Newman descobriu as demais estruturas (mais duas) com as quais o seu
projeto de uma maquina que se auto-reproduzisse seria factivel.
5) Conway divulgou o jogo.
6) Conway aperfeicoou o jogo, dando a sua configuracao atual

O pouco que sei sobre esse jogo aprendi depois que o Prof Nicolau falou
sobre ele aqui e eu me interessei e pesquisei sobre o tema. O tabuleiro com
numero infinito de casas e uma contribuicao posterior de Conway, pois so num
ambiente infinito assim o projeto de von newman e factivel. Originalmente
era um tabuleiro de xadrex.

Eu tambem acho interessante o projeto que propus ( e por isso propus), nao
obstante existirem programas-fontes prontos disponiveis na internet, pois
isso e equivalente as solucoes de questoes matematicas que apresentamos
aqui, pois as solucoes ja existem, muitos conhecem e nem por isso nos
privamos do prazer de nelas pensar e apresentar nossas proprias versoes, por
ser isso instrutivo.

Um abraco Prof Nicolau,
um abraco a Todos !

Paulo Santa Rita